Os primeiros camiões elétricos de longo curso da MAN vão ser fornecidos à DB Schenker, que encomendou 100 unidades para serem entregues até 2026. Primeiros veículos serão fornecidos no primeiro semestre de 2024.
A DB Schenker é a primeira empresa de transportes e logística a encomendar o novo camião elétrico da MAN, tendo assinado um acordo para o fornecimento de 100 unidades até 2026. Os primeiros veículos deverão ser entregues durante o primeiro semestre de 2024.
Os primeiros MAN eTruck vão ser produzidos numa pequena série na linha de produção na sede da empresa em Munique. A DB Schenker quer ganhar experiência prática com o produto o mais cedo possível e também pretende implementar a sua infraestrutura de carregamento, assim como de planeamento inteligente de rotas, recorrendo, para o efeito, aos serviços digitais da MAN Digital Solutions, tais como eManager, ServiceCare e MAN Driver App.

Neste processo, a DB Schenker vai ser apoiada pela consultoria 360° da MAN Transport Solutions, incluindo análise de rotas, estratégia de carregamento, planeamento de infra-estruturas de carregamento e otimização da procura de energia.
Os primeiros MAN eTruck para a DB Schenker serão tratores ultra-semirreboque, que se caraterizam por uma altura reduzida de apenas 950 mm para permitir receber semirreboques com uma altura interna de três metros. Os dez MAN eTruck que a DB Schenker vai receber em 2024 têm esta especificação. Os outros camiões eléctricos a serem entregues em 2025 e 2026 estão planeados serem ultra-tractores e camiões de caixa móvel.
Produção em Munique
A produção dos futuros camiões elétricos da MAN está a ser preparada desde 2021 no MAN eMobility Center em Munique, estando previsto que que os camiões convencionais a gasóleo e os eléctricos sairão de uma única linha de montagem.
Para este efeito, os fluxos de trabalho e as etapas de processamento dos técnicos de planeamento, designers e peritos de concepção são mapeados com precisão e quaisquer ajustamentos necessários são imediatamente executados.

Os principais componentes do MAN eTruck serão produzidos em Nuremberga. A marca de Munique fabrica as baterias de alta tensão neste local - atualmente ainda em produção em pequenas séries, mas a partir do início de 2025 os pacotes de baterias serão produzidos em grandes séries.
LEIA TAMBÉM
800 km de autonomia. MAN eTruck já está em testes de estrada
Para este fim, a empresa irá investir cerca de 100 milhões de euros durante os próximos cinco anos no local de produção tradicional para motores de combustão interna. O construtor alemão de veículos comerciais está também a receber apoio do governo do estado da Baviera, que se comprometeu a contribuir com cerca de 30 milhões de euros para a pesquisa de energia e financiamento tecnológico para o período de 2023 a 2027.