Considerado como o cumprir de um sonho por parte da empresa transalpina, especializada em modelos de competição, o desportivo Dalara Stradale estará limitado a 600 exemplares e inspira-se nas máximas da Lotus: altas performances, baixo peso e preços acessíveis
A Dalara revelou esta quinta-feira o seu primeiro modelo de produção, com o lançamento deste roadster de baixo peso a ser considerado como um momento alto na história da empresa fundada há 45 anos. Especializada em carros de competição, que participam em competições como a F1, WEC e Fórmula E, esta companhia transalpina foi fundada por Giampaolo Dalara, que anteriormente tinha trabalhado em marcas como a Ferrari, Lamborghini e Maserati e é mesmo considerado como um dos pais do Lamborghini Miura (para muitos o primeiro superdesportivo moderno). Para apostar nos modelos de produção a inspiração veio de Colin Chapman e da “sua” Lotus, seguindo as mesmas premissas de criar carros desportivos de baixo, altas performances e preços acessíveis.











Existem já nomes famosos na lista de clientes deste roadster limitado a 600 unidades. Entre eles estão dois ex-pilotos de Fórmula 1, Jean Alesi e Paolo Barilla. Também o CEO da Fiat-Chrysler, Sergio Marchionne, anunciou o desejo de adquirir um exemplar, mas a empresa não confirmou se o seu nome consta da lista de 100 clientes confirmados. Para se perceber o impacto que este desportivo Dalara Stradale criou mesmo antes da revelação, ainda num momento anterior à antevisão oferecida a potenciais compradores, que decorreu no último ano, já existiam 45 encomendas. Uma prova de confiança na fabricante transalpina.
Performances
Avaliado em 155000€ (com uma pre-reserva de 50.000€), este é o preço para pagar por um roadster que pesa apenas 855kg e tem 400CV de potência. O objetivo foi seguir as pisadas da Lotus, com preços acessíveis para desportivos com estes níveis de performance e com baixo peso, sendo que o Dalara Stradale tem quase uma relação de 2kg/CV. Recorrendo a um Ecoboost 2.3L fornecido pela Ford, que foi alterado e conta com um turbo maior e novas válvulas, este modelo demora apenas 3,45 segundos a atingir os 100km/h e tem uma velocidade máxima de 280 km/h. Conta ainda com um sistema de gestão do motor da Bosch, que também é responsável pelo Controlo de Estabilidade.
Uma das possibilidades para melhorar o comportamento é a inclusão de uma grande asa traseira, que permite gerar quase 800kg de downforce mas limita a velocidade máxima a 265 km/h. Além disso, por um custo adicional de 32000€ os clientes podem tornar o desportivo Dalara Stradale roadster num coupé, através de um pack com vidro dianteiro e ainda portas de gaivota com teto e vidros integrados.
Produção e estrutura
O fabrico do modelo começou no último Verão, após a expansão das instalações da Dalara em Parma, que conseguem agora produzir dez exemplares por mês deste desportivo de estrada. Juntam-se assim 120 modelos de produção anuais aos já 250 carros e protótipos de competição que a empresa fabrica por ano. É também nestas instalações que é feita a fibra de carbono utilizada no chassis e painéis do Dalara Stradale. Neste caso bastou aumentar a capacidade de produção, pois a empresa também já fornece a fibra de carbono utilizada na estrutura e carroçaria do Bugatti Chiron.
Preços
Segundo afirma a empresa, o preço de 155000€ que está a ser pedido não irá dar uma grande margem de lucro. Mas é explicado que o desportivo Dalara é mais o cumprir de um sonho do que um negócio, e que os clientes são vistos como parceiros de crowdfunding ao invés de puros compradores. Daí que este seja considerado o preço justo para um carro com estas características. O primeiro passo para cumprir este sonho foi dado hoje, quando o Giampaolo Dalara (no dia do seu 81º aniversário) recebeu o chassis nº1 do Dalara Stradale, um exemplar pintado a amarelo.
Fonte: Automotive News e Dalara