A DAF Trucks desenvolveu a série Efficiency Champion da nova geração D, XF, XG e XG+, a qual se carateriza por estar dotada com várias soluções para melhorar a eficiência e diminuir as emissões. Estes camiões receberam a classificação de Classe III nas autoestradas alemãs, o que possibilita uma redução no valor das portagens de até 1,6 cêntimos por quilómetro.
A DAF Trucks lançou, no início de 2024, a série Efficiency Champion da nova geração XD, XF, XG e XG+, que se destina a assinalar os vários prémios conquistados em 2023 pela eficiência dos seus camiões equipados com os motores Paccar MX-11 e MX-13 e com diferentes variantes de cabina.
Cada camião Efficiency Champion estará equipado de série com um conjunto de componentes para otimizar o consumo de combustível, incluindo o DAF Digital Vision System (câmaras em vez de espelhos) e um pacote aerodinâmico completo com spoilers, abas, guarda-lamas e uma base especial com condução de ar concebida para uma eficiência ideal.
A Efficiency Champion dispõe igualmente de pneus com baixa resistência ao rolamento, Predictive Cruise Control de série e o potente travão do motor PACCAR MX. Em conjunto com um peso extremamente reduzido e os sistemas avançados de bordo, como o Adaptive Cruise Control, a Efficiency Champion estabelece um novo padrão em termos de eficiência de transporte.
Classe III nas autoestradas alemãs
A nova geração de software contribui para a melhoria do nível de eficiência, assegurando um funcionamento silencioso e equilibrado do propulsor, garantindo ainda que se encontra preparado para ser utilizado em quaisquer futuras adições à plataforma de gestão de frotas online da DAF, com o objetivo de facilitar a manutenção preventiva.
A DAF Trucks refere que isto permitirá ao camião estar constantemente ligado à respetiva base e ao concessionário, para que possa recomendar uma manutenção preventiva (quando necessário) ou proativa, de forma a garantir a máxima disponibilidade do veículo.
A otimização da eficiência e a redução das emissões de dióxido de carbono da Efficiency Champion possibilitou a classificação destes camiões como Classe III em termos de dióxido de carbono por um período máximo de seis anos, tornando-os elegíveis para os custos de portagens mais favoráveis nas autroestradas alemãs para camiões com um grupo motopropulsor convencional. Segundo a DAF Trucks, isto pode resultar em poupanças de Maut de até 1,6 cêntimos por quilómetro.
Motores podem usar HVO
Os motores dos camiões DAF XD, XF, XG e XG+ da série Efficiency Champion já estão preparados para utilizar com óleo vegetal tratado com hidrogénio (HVO). Esta última geração de biocombustíveis pode atingir reduções de até 90% em emissões de CO2 e contribui significativamente para a baixa pegada dos veículos da nova geração DAF.
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Os novos camiões da série Efficiency Champion já vêm equipados com os sistemas avançados de assistência ao condutor que passam a ser obrigatórios em 2024 na Europa como o Advanced Emergency Braking System, Drive-off Assist, DAF Side & Turn Assist, Speed Limit Recognition e Lane Departure Warning System.