Dachser vai operar Fuso eCanter no Porto

A filial portuguesa da Dachser recebeu uma unidade do Fuso eCanter que se destina a operações de distribuição urbana na zona do Porto...

A filial portuguesa da Dachser recebeu uma unidade do Fuso eCanter que se destina a operações de distribuição urbana na zona do Porto com emissões locais zero.

Após a primeira unidade do Fuso eCanter entregue no nosso país à Novadis para operação na distribuição de bebiidas, a MBP Automóveis Portugal anunciou o fornecimento da versão elétrica do camião Canter à filial portuguesa da Dachser, que se destina a ser utilizado exclusivamente na zona do Porto.

Com a introdução deste veículo na sua frota, a Dachser Portugal assina o arranque do modelo de distribuição urbana designado Dachser Emission-Free Delivery, onde todas as entregas são asseguradas por veículos com zero emissões poluentes a nível local, numa área definida da cidade.

Esta iniciativa foi lançada em dezembro de 2018, com um projeto-piloto liderado pela cidade alemã de Estugarda. Desde então, o modelo de distribuição sustentável foi implementado em outras cidades europeias como Friburgo (Alemanha), Oslo (Noruega) Praga (República Checa) e, agora, no Porto.

LEIA TAMBÉM
Veículos elétricos asseguram higiene urbana em Lisboa

Até final de 2022, 11 cidades europeias terão implantado o Dachser Emission-Free Delivery. A adoção deste modelo prevê um conjunto de medidas que a Dachser pretende implementar nos próximos anos, ao abrigo da sua estratégia de proteção climática a longo prazo.

Distribuição com emissões zero

O operador de transportes e logística de origem germânica entende que a distribuição nas grandes metrópoles continuará a ser fundamental para as rotinas nas grandes cidades. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nas zonas urbanas será necessário introduzir veículos de transporte de mercadorias com emissões zero. A aposta no Fuso eCanter é uma demonstração da motivação da Dachser na sustentabilidade da sua frota.

O Fuso eCanter é o primeiro veículo elétrico pesado de mercadorias, com peso bruto de 7,5 toneladas e autonomia real de cem quilómetros. 

Em paralelo com a recentemente anunciada produção da nona geração do Fuso Canter, o eCanter continua a sair das linhas de montagem da Mitsubishi Fuso Truck Europe, no Tramagal, para os mercados do continente europeu e dos Estados Unidos.