Tecnologia Pirelli coloca pneus a comunicar com o veículo

Texto: Miguel Policarpo
Data: 12 Março, 2018

Novas tecnologias da Pirelli focam-se sobretudo na comunicação entre pneu e veículo.

Com a inauguração do 88º Salão Internacional de Genebra, a Pirelli revelou a tecnologia Cyber Car, desenvolvida para equipar de origem veículos dos principais fabricantes, inserida no plano de revolução digital da marca iniciada com a tecnologia de recolha e transmissão de dados por parte dos pneus. Esta tecnologia permitirá a comunicação direta do pneu com a eletrónica do veículo, particularmente com os sistemas de assistência à condução.

O Cyber Car é a mais recente aplicação da plataforma cibernética da Pirelli, apresentada em 2002, aproveitando os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento do sistema Cyber Fleet, optimizado para gestão de frotas de veículos, e do Pirelli Conesso, desenvolvido para condutores after market. Tudo isto revela-se como parte integrante da estratégia Perfect Fit que oferece produtos e serviços adequados à s necessidades dos condutores e principais fabricantes automóveis.

A tecnologia apresentada no certame helvético permite a troca de informações entre o pneu e a electrónica do veículo, fornecendo dados relevantes em termos de segurança e rendimento, assegurando uma maior poupança de combustível e redução do impacto ambiental. De igual forma, este sistema pode também intervir e ativar as assistências à condução como o ABS e o Controlo de Estabilidade. Entre outras características, o Cyber Car permite o controlo da pressão e temperatura do pneu, da profundidade da banda de rodagem e das cargas verticais sobre o pneu.

Já durante este ano poderão ser vistos os primeiros modelos equipados com esta tecnologia, embora um número considerável de fabricantes já se encontre num estado avançado de integração da tecnologia Pirelli nos seus próprios sistemas. No futuro, a marca prevê lançar o Cyber Tire que permitira recolher ainda mais dados, transmitir informação aos próprios sistemas de informação a bordo, depois de cada rotação do pneu. Embora esta tecnologia não se encontre ainda à venda, a sua primeira versão já está integrada no Ferrari FXXK.


Texto por Nuno Freitas Faria

Artigo publicado originalmente no site da Turbo Oficina