Publicidade

Cruise control contra 35 mil radares

Texto: António Amorim
Data: 26 de Abril, 2017

Os limites de velocidade estão a ficar cada vez mais restritivos. Estima-se que existam mais de 35 mil radares espalhados pelas estradas europeias. Para nos ajudar a escapar às multas, a Ford propõe um modo inteligente no seu programador de velocidade (cruise control), que combina o sistema de programação da velocidade com o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito.

Por outras palavras, o carro segue os limites de velocidade à medida que “vê” os sinais. Cabe, obviamente, ao condutor decidir ligar ou não o sistema.

Para se manter na legalidade basta ao condutor utilizar os botões do volante dos Ford Kuga, Edge, S-Max e Galaxy, na escolha do modo Intelligent Speed Limiter e o carro passa a dar uma margem máxima de 8 km/h acima do limite de velocidade do local onde circula.

Os veículos equipados com sistema de navegação conseguem maior precisão neste sistema, já que cruzam estes dados com o sensor de sinais.

Convém lembrar que a maioria dos sistemas de navegação já fornece informações constantes sobre os limites de velocidade locais, incluindo alertas visuais e sonoros quando os mesmos são ultrapassados.