Continental apresenta pneu que se enche sozinho

Texto: Filipe Bragança
Data: 8 Outubro, 2019

A Continental leva a electrificação e a conectividade ao mundo dos pneus com a introdução do ‘Conti C.A.R.E’, um pneus inteligente que se calibra automaticamente.

A marca de pneus Continental revelou o seu mais recente projecto, o ‘Conti C.A.R.E.’ –  ‘Connected. Autonomous. Reliable. Electrified’. Este pneu inteligente incorpora sensores colocados no interior do pneu, que comunicam a informação recolhida através de uma aplicação desenvolvida especialmente para o efeito. Ao cruzar dados como por exemplo temperatura, pressão, possíveis danos ou até o nível de ‘piso’ restante, o ‘Conti C.A.R.E.’ faz uma gestão em tempo real da ‘saúde’ do pneu. O ar que calibra a pressão dos pneus é injectado com o auxílio da força centrífuga, ou seja, o movimento da roda força o ar para dentro da câmara de ar.

previous arrownext arrow
Slider

Para do potencial uso em automóveis convencionais, esta tecnologia nova pode ser um passo importante na implementação de veículos autónomos, uma vez que estes carecem de um condutor designado que esteja sempre alerta para a manutenção manual dos pneus. Desta forma os carros autónomos podem optimizar a sua autonomia e performance.