Não são carros pensados para que se delicie com o escape a “bufar”, mas apesar dos Bufori terem sido pensados para opulentos clientes dos países árabes e do Extremo Oriente eles também conseguem performances bastante interessantes
A Malásia não é conhecida como um local de nascimento para modelos de requinte. Mas agora mostramos um lado bem agradável deste país, e que passa pelo seu exclusivo fabricante de carros de luxo que tem convencido clientes de algumas das mais opulentas regiões do mundo. Falamos da Bufori, a marca da Malásia que comercializa os modelos La Joya e Geneva, e que surpreende ao utilizar o kevlar, conhecido dos coletes á prova de bala, na carroçaria. Além disso, os acabamentos e extras, como o ouro de 24 quilates, as chaleiras de chá e desumidificadores de charutos também demonstram bem o alto nível dos automóveis da Bufori.






























A empresa foi criada por Gerry Khouri, malaio que começou do zero a edificar esta empresa. A sua engenhosidade valeu-lhe louros, já que após ter partido de uma folha em branco foi começando a construir vários modelos, ganhando notoriedade com o seu LaJoya. Cada automóvel da Bufori demora cerca de 9000 horas a ser produzido (por exemplo, a Bugatti leva 1800 horas para cada Chiron…) mas a marca já produz entre 30 a 40 unidades anuais, destinadas especialmente aos mercados do Médio e Extremo Oriente. Para atrair estes clientes, utiliza alguns materiais bem pouco habituais, como é o caso do kevlar.
“Precisávamos de algo melhor que a fibra de vidro. Algo que mais ninguém conseguisse fazer e que nos desse a vantagem”, explicou Khouri aos nossos colegas da Road&Track. E o segredo foi uma empresa que combina a fibra de carbono com o kevlar, o que torna a carroçaria dos Bufori verdadeiramente única. Outro exemplo do perfecionismo do fundador da marca está nas óticas do La Joya. A ideia era recorrer ao mesmo fornecedor dos grupos utilizados no Jaguar XJ6, mas como Khouri não gostou da qualidade do produto acabou por avançar para a produção própria destes componentes. No que se refere ao recurso a fornecedoras externas, temos nomes como a Brembo para os travões, a BBS para as jantes e a Michelin nos Pilot Sport 4S.
Partindo de um chassis em aço, a malha de kevlar e fibra de carbono é colocada como uma só pela para toda a carroçaria, ao invés de serem juntas várias partes. A exceção acaba por ser, compreensivelmente, as portas, mala e capot. Depois cada automóvel tem uma pintura personalizada, com subtis diferenças nas tonalidades. E, para acabar, existe ainda o recurso a peles 100% naturais (não essas matérias-primas misturadas com materiais sintéticos) e os exclusivos acabamentos em ouro e madeiras. A culminar, a lista de opcionais é verdadeiramente de levar qualquer um à loucura…
Bufori LaJoya
É o mais famoso dos modelos da marca, e recorre a um motor V6 2.7L de 172cv e 245Nm. A potência é enviada para o sistema de controlo de tração do eixo traseiro, o que é feito através de uma caixa sequencial. Com dimensões de 4,33 metros de comprimento, 1,80 metros de largura e 1,36 metros de altura, os generosos espaços interiores, com separação evidente entre os bancos dianteiros e da retaguarda, são obtidos graças a uma distância de 2,80 metros entre eixos. E luxo é o que não falta a bordo, como demonstram os embelezamentos em ouro de 24 quilates, os 14 ajustes dos bancos e a utilização da madeira de nogueira polida à mão em locais como o volante.
Não é suficientemente luxuoso para si? Então aproveite, pois na lista de opcionais temos pedras preciosas como diamantes, esmeraldas, safiras e rubis. Um verdadeiro mundo de luxo, a que se junta a hipótese de contar com tapetes persas, frigoríficos ou um emblema da Bufori em ouro.
Bufori Geneva
Se preferir um modelo mais moderno, e que custa, apenas, cerca de 300.000€, então aqui está o mais recente dos Bufori. O seu V8 6,4L de 470cv e 630Nm é assinado pela HEMI e está colocado na dianteira, sendo depois uma transmissão sequencial de cinco velocidades a enviar a potência para as rodas traseiras. E, apesar de ser uma ode ao luxo, também não está nada mal no capítulo das performances, ao atingir no máximo os 280 km/h depois de ter chegado aos 100 km/h em 5,4 segundos.
Um registo espetacular, tendo em conta os seus 2450kg e o facto do proprietário da marca não recorrer a túneis de vento para testar a aerodinâmica. Ao invés, Khouri confia mais no seu feeling ao testar os modelos de desenvolvimento. O Bufori Geneva é um verdadeiro “mastodonte”, já que anuncia 5540mm de comprimento, 1910mm de largura, 1520mm de altura e uma distância entre eixos de 3570mm.
Contando com portas de abertura em sentido oposto, tal como a sua rival Rolls-Royce, este é um verdadeiro exemplo de luxo, já que após sermos acolhidos pela iluminação de boas vindas vamos encontrar materiais como o ouro e as madeiras de nogueira, ácer ou jacarandá. E, mais uma vez, a lista de extras faz corar de vergonha a maior parte dos adversários, com mesas de piquenique, tapetes de lá virgem, máquinas de café e de chá (estas últimas muito requisitadas pelos clientes chineses), mini-bar e frigorífico, humidificadores de charutos e sistema multimédia com dois ecrãs. Caso deseje um toque ainda mais pessoal, pode sempre optar pela individualização do volante e bancos e por ter uma assinatura gravada no interior.
Fonte: Bufori e Road&Track