Conheça o hipercarro mais radical de sempre da Koenigsegg

Chama-se Saddair’s Spear e é o hipercarro mais radical de sempre da sueca Koenigseeg e tem homologação para circular em estrada legalmente. Tudo indica que as 30 unidades que vão ser produzidas já estão vendidas.

A Koenigsegg lançou uma terceira variante do Jesko que se vem juntar ao Attack e ao Absolut, desenvolvidos para pista e velocidade pura, respetivamente. Trata-se do Saddair´s Spear que é essencialmente uma versão mais radical do Absolut, tendo recebido umas atualizações que o tornam mais rápido em circuito, mas mantendo a homologação de estrada.

O pai de Christian von Koenigsegg era um jockey fervoroso e o cavalo que montou na sua última corrida em 1976 chamava-se Saddair´s Spear, pelo que o nome da nova variante do Jesko constitui uma homenagem ao 80º aniversário do seu progenitor.

O Saddair’s Spear é baseado no Jesko Attack, estando dotado com um pacote aerodinâmico ainda mais agressivo, que inclui uma asa traseira ativa com duas lâminas. A  Koenigsegg também prolongou a traseira do hipercarro para melhorar o fluxo aerodinâmico e redesenhou as entradas de ar para otimizar a refrigeração.

Motor com 1300 cv ou 1625 cv

No que se refere à mecânica, o Saddair’s Spear vem equipado com o já conhecido motor turbo V8 de 5,0 litros, que foi afinado para debitar mais 20 cv, passando a desenvolver uma potência máxima de 1300 cv com combustível normal. Mudando para a E85 (85% de etanol e 15% de gasolina), a potência aumenta 25 cv relativamente ao Jesko “normal”, atingindo uns impressionantes 1625 cv.

A Koenigsegg conseguiu diminuir o peso em 35 quilos, tendo retirado algum do isolamento acústico e introduziu materiais mais leves no interior e nos componentes mecânicos. Com resultado, o peso em vazio é de apenas 1320 kg. As jantes com aspeto de turbina de sete raios são feitas em fibra de carbono.

O aumento de potência e a diminuição do peso permitiu à marca exótica sueca melhorar o tempo por volta no circuito Gotland Ring em 1,1 segundos relativamente ao Jesko Attack.

Np que respeita aos pneus, estes são os mais largos de sempre. Na frente são montados 275/35/20 e na traseira 335/30/21. A Koenigsegg monta, de série, pneumáticos Michelin Pilot Cup 2, mas os clientes podem evoluir para conjuntos Cup 2 R, ainda com mais aderência. Os travões de carbono e cerâmica foram afinados para uma maior potência de imobilização.

Produção esgotada

O interior também recebeu algumas melhorias face ao Jesko “normal” e nalguns mercados até pode receber um conto de segurança de seis pontos. Ao contrário do que se possa julgar, o habitáculo não é propriamente espartano, já que oferece algumas “mordomias” com carregamento por indução para smartphone ou ligação USB.

Se o leitor sonha em comprar um Saddair’s Spear poderá tirar daí a ideia porque a produção desta série especial está limitada a 30 unidades e todas já estão vendidas.