Mobieco

Publicidade

Conheça o novo recordista elétrico de Nurburgring

Texto: Nuno Fatela
Data: 22 de Novembro, 2016

Foi apresentado pela NextEV o novo NIO EP9 de 1360CV, que é agora o veículo elétrico mais veloz de sempre em Nurburgring, com um tempo a apenas 8 segundos do que foi estabelecido pelo Porsche 918 Spyder.

(imagens de Nurburgring a partir dos 47.40min)

Tal como havia sido anunciado na última semana pela NextEV, foi ontem apresentado em Londres um novo superdesportivo elétrico que, como afirmação das suas imensas capacidades, chega desde logo como o novo recordista de Nurburgring. Como deixa ver o vídeo que acompanha este artigo, o modelo completou o exigente Nordschleife em apenas 7 minutos e 5 segundos, um tempo que é inferior em 17 segundos ao do anterior recordista de emissões 0, o Toyota THM EV P001, e que ficou apenas a 8 segundos do máximo estabelecido pelo Porsche 918 Spyder no “Inferno Verde”.

 

Esta carta de apresentações demonstra desde logo que estamos na presença de um superdesportivo de exceção, tratando-se de um “missíl” com quatro motores elétricos e quatro caixas de velocidades que anuncia 1360CV de potência, precisamente o mesmo que um MegaWatt. Isto permite ao Nio EP9 acelerar até aos 100km/h em 2,7 segundos e atingir uma velocidade de 312km/h, enquanto as duas baterias garantem uma autonomia de 425km e podem ser recarregadas num tempo de 45 minutos. Outra característica singular passa pela possibilidade, dada a configuração do automóvel, de retirar facilmente os packs de baterias e substitui-los por outros para que a diversão nunca pare. Fabricado para suportar forças de 2,5G em curva e de 3,3G em travagem, a salvaguarda dos ocupantes é garantida por um processo de construção que cumpre as especificações dos LMP1 do Mundial de Resistência.

 

Ao entrar a bordo do habitáculo para dois ocupantes a sensação é a de estar a bordo de um futurista cockpit de competição, com as informações e funções todas disponíveis através de ecrãs. Destaque para aquele que está integrado no volante, e que certamente será ponto central para apreciar a escalada vertiginosa da velocidade. Além disso, este modelo limitado a seis exemplares, que antevê também características para uma futura gama de elétricos NextEV, pretende também inovar em outras áreas, com a marca a afirmar que o Nio EP9 “vai revolucionar a experiência de propriedade de um automóvel, redefinindo o que significa oferecer um produto e serviços premium”.