O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, introduziu recentemente uma tarifa de 25% sobre todos os veículos importados, o que se traduzirá num significativo aumento de preços de todos os automóveis construídos fora de território norte-americano, incluindo os fabricados no Canadá e México.
Não contente com isso, a administração Trump também estendeu as tarifas aos componentes produzidos no estrangeiro para veículos montados nos Estados Unidos. Essa medida, que entra em vigor a 3 de maio, poderá ter um impacto dramático na atividade de muitos fabricantes estrangeiros. Marcas como a Audi, BMW, Lexus, Mazda e Toyota produzem vários modelos nos Estados Unidos, mas a incorporação local é reduzida.
Especificamente, alguns dos automóveis desportivos mais acessíveis podem vir a ser os mais afetados. O Mazda MX-5, o Subaru BRZ, o Toyota GR86 e o GR Corolla têm uma incorporação de componentes fabricados nos Estados Unidos de apenas 1%. Vários modelos desportivos da BMW também têm uma incorporação local de apenas 1% como o M3 berlina, o Z4 ou o M8.