Mercedes-Benz GLC 250 D 4MATIC PACK OFF-ROAD
A substituição do GLK foi apenas um pretexto para dar à Classe C um excelente SUV. Excelente na estrada e excelente fora dela, em especial com este pacote Off-road




















Para enfrentar sem medos o BMW X3 e o Audi Q5, o novo Mercedes-Benz GLC cresceu imenso face ao GLK que vem substituir. Para isso, pegou na plataforma do novo Classe C e ainda lhe acrescentou 3,3 cm na distância entre eixos e uns bons centímetros na largura de vias, o que lhe traz evidentes vantagens na habitabilidade e, acima de tudo, na estabilidade e conforto de rolamento. Mas a Mercedes procura sempre ser a melhor… em tudo. E no caso deste SUV isso pode envolver potencialidades extra em todo-o-terreno, onde uma longa distância entre eixos pode já não ser assim tão vantajosa. Solução: aumentar a distância ao solo nessas situações. É isso mesmo que faz a suspensão pneumática Air Body Control, integrada no pacote tecnológico Off-road com cinco programas de condução que a Mercedes propõe por 2650 euros.
Para quem não resiste ao apelo de um SUV de qualidade mas não gosta de sair do asfalto, esta pode parecer uma despesa descabida, mas para quem aprecia o conforto e versatilidade de uma boa suspensão pneumática variável, este pacote já pode compensar porque só o Air Body Control custa, isoladamente, 2350€. Assim, por apenas mais 300€ adquire-se um pacote técnico que, de facto, aumenta os níveis de aventura de que o GLC é capaz.
TÃO FÁCIL!
Todo o sistema tecnológico Off-road é acionado num pequeno e bonito botão de alumínio colocado na consola junto ao apoio de braços. Carrega-se, e no ecrã central surge um gráfico, no qual podemos escolher um dos cinco modos de condução para condições difíceis, rodando o comando central: no modo Neve, para piso firme mas escorregadio, a altura ao solo mantém-se nos 22,7 cm e a eletrónica encarrega-se de manter os níveis de tração e aderência, gerindo a excelente caixa de 9 velocidades, o controlo de tração/estabilidade e o próprio motor da melhor forma; no modo Fora-de-Estrada, para pisos fáceis de gravilha ou areia, a suspensão sobe 15mm; no modo Inclinação, para subidas muito íngremes, a suspensão também sobe 15 mm e tanto o motor como a caixa assumem uma programação específica para a melhor resposta; no modo Rocking Assist é possível libertar o veículo quando este fica bloqueado num obstáculo mais difícil: a suspensão sobe 50 mm e a transmissão permite que as rodas patinem mais; finalmente, está disponível um modo específico para o uso de um atrelado, apenas disponível com o igualmente opcional gancho de reboque (1000€).
Em todas estas situações a eletrónica faz tudo pelo condutor, que se limita a gerir a direção e aceleração, progredindo com todo o conforto. O pacote inclui ainda o DSR (que mantém velocidade lenta nas descidas sem que o condutor precise de gerir os pedais), proteções inferiores adicionais em metal para salvaguardar a viatura e um para-choques favorecedor do ângulo de ataque.
VEREDITO
O GLC 250 d 4Matic com pacote Off-road completo é um hino ao conforto, assumindo sempre uma atitude aveludada, seja no todo-oterreno seja no dia-a-dia ou mesmo na estrada, onde paga classe 1 nas portagens