Chega a Portugal no começo do último trimestre do ano o Hyundai Tucson renovado, um modelo na qual a marca faz uma forte aposta pois trata-se do seu best-seller em todo o continente europeu.
Lançado em 2004, o Hyundai Tucson é o verdadeiro ponta-de-lança da estratégia da marca. E não apenas nos SUV mas num espectro mais amplo, pois ele é o Hyundai mais comercializado na Europa e já representou, desde a introdução da atual geração em final de 2015, mais de 390000 unidades comercializadas. Daí que a marca tenha decidido, no momento de fazer uma ofensiva SUV onde constam também a chegada do Kauai Diesel e do totalmente novo Santa Fé, dar uns retoques na imagem do Tucson. Com novidades a nível dos motores, onde passará a constar o primeiro SUV-C com sistema microhíbrido de 48 volts, ao nível das tecnologias de segurança e no leque de opções para a cor exterior e ambiente interior, o renovado Hyundai Tucson deve chegar a Portugal em outubro.
O que muda no Hyundai Tucson renovado…
Tratando-se de um restyling, não temos alterações muito pronunciadas no Tucson. No entanto, para a dianteira encontramos um estilo ligeiramente modificado, já que passamos a ter a grelha transversal aos SUV da marca coreana (ligeiramente maior que a anterior), que é a designada ‘Cascading’ mas que ostenta elementos personalizados em cada modelo. Se no caso do topo de gama Santa Fe temos um friso superior mais pronunciado, para o Tucson a aposta reside no aumento do volume das secções laterais deste traço icónico. De resto, existem pequenas alterações nos formatos dos dois para-choques, nas saídas de escape e nos grupos óticos.
A bordo volta a ser, tal como no Santa Fe, a generosidade das áreas que surpreende. O espaço para os passageiros das duas filas é generoso e não tivemos queixas relativas ao conforto (especialmente ao seguir acomodados nos bancos dianteiros climatizados…). O ambiente é composto por bons materiais (tal como no SUV-D da marca, também para o segmento C existe uma aposta no aumento da qualidade), e destaca-se a mudança de estratégia para o infotainment. O ecrã anteriormente colocado dentro da zona central do tablier passa a estar no topo, num estilo “flutuante”, e conta com potencialidades como o sistema de navegação que já tínhamos encontrado (e elogiado) em outras propostas lançadas recentemente pelos coreanos, como foi o i20 já publicado aqui no site.
A Hyundai afirma que o Tucson se procura diferenciar dos opositores no segmento SUV-C (e que forte esta luta, com rivais como o Qashqai, o 3008, o Grandland X, etc.) através de uma combinação vencedora entre design assertivo, equipamentos de conetividade e altos níveis de segurança. Neste último campo a aposta do fabricante asiático também é reforçada, já que foram reveladas adições aos equipamentos Smartsense (onde já estavam sistemas o aviso de colisão frontal, a manutenção em faixa, que até nos parece um pouco mais intrusiva que o desejado, e o aviso de limite de velocidade inteligente). As duas grandes novidades neste campo do Hyundai Tucson renovado são o sistema de visão a 360º e também o cruise control adaptativo com Stop&Go, que além de aumentarem a segurança tornam mais fácil a vida ao condutor.
Os motores e ao volante…
A gama de motores do Hyundai Tucson renovado contempla uma estreia no segmento. Falamos do primeiro SUV-C com sistema de 48 volts, que surge em combinação com o bloco Diesel mais potente, o 2.0 CRDi de 185cv e 400Nm conetado à nova caixa automática de oito velocidades. Estivemos ao volante, e apesar de não serem notórias alterações ao nível dos consumos (o percurso também não foi suficientemente grande para aferir diferenças), existe um ligeiro aumento da resposta ao pressionar o acelerador. Mas não pense que isto permite ficar com as costas coladas ao banco, pois não chega a tanto…
O outro motor que optamos descobrir neste test-drive em Barcelona foi o 1.6 CRDi de 136cv e 320Nm. Ele está também disponível com uma versão de 115cv e 280Nm, e pode ser encontrado com caixas manuais de seis velocidades ou automáticas de sete. Além disso, existem versões com a tração dianteira e outras com o sistema HTRAC, a tração integral que já tínhamos encontrado no Santa Fe e que recorre a um diferencial para distribuir a força entre os dois eixos. Neste teste, apesar da marca anunciar consumos desde 4,7L/100km, apenas conseguimos alcançar valores a rondar os 6.0L/100km.
A gama fica completa com os dois gasolina de 1600cc. Falamos dos blocos 1.6 GDi com 132cv e 160Nm e ainda do turboalimentado 1.6 T-GDi que debita 177cv e 265Nm. Além disso, foi indicado que o sistema de 48 volts que estreou com o bloco de dois litros passará a estar também disponível com o 1.6 Diesel a partir da primavera de 2019. E. no entanto, preciso destacar que a gama nacional ainda não está fechada, pelo que não podemos confirmar quais as motorizações que vão surgir no mercado português.
Em termos de comportamento em estrada, o Hyundai Tucson renovado afirma-se como um automóvel vocacionado para a condução familiar, pedindo para ser guiado com tranquilidade de forma a que as suas massas se desloquem com suavidade durante as mudanças de direção. Este comportamento é enfatizado pela caixa automática, que retira ainda mais trabalho ao condutor, potenciando o seu conforto e sem que solavancos nas passagens tornem os trajetos desconfortáveis.
De resto, pelos equipamentos que integra e pelas áreas interiores para os cinco ocupantes (mais os 513L de bagageira, extensíveis aos 1503L), este modelo estará certamente na mira de quem procura um automóvel espaçoso para transportar a família com tranquilidade. A isto junta uma imagem robusta e a altura ao solo que alguns consideram obrigatória para subir os passeios na cidade. Falta agora saber quais serão os preços para verificar em que patamar ele se coloca e definir quais são os adversários mais diretos entre os SUV-C depois da renovação…