Publicidade

Condutores de SUV cometem mais infrações de estacionamento

Texto: Miguel Policarpo
Data: 17 de Agosto, 2018

Um estudo no Reino Unido revelou que os condutores de SUV são mais propensos a cometer infrações de estacionamento. E os condutores de modelos da Volkswagen são os que mais transgressões desta natureza.

Cerca de um terço (31%) das infrações de estacionamento no Reino Unido são cometidas por condutores de SUV, revelou o estudo da companhia de seguros Direct Line. Entre as transgressões, destacam-se a imobilização em lugares reservados a pessoas com incapacidades físicas, e, a mais comum, o estacionamento fora dos limites demarcados. No que respeita às marcas, os condutores de modelos da Volkswagen são os que cometem mais infrações (10%), seguindo-se os condutores de automóveis da Vauxhall e da Ford, cada um dos fabricantes totalizando 8% das transgressões.

Neste estudo, que analisou mais de 2,500 viaturas nos estacionamentos do Reino Unido, a Direct Line sublinha que a culpa, no entanto, não recai apenas nos condutores. A dimensão dos próprios lugares de estacionamento contribui para as infrações, uma vez que os automóveis estão a ficar maiores e os limites dos espaços mantêm-se inalterados. Refere a empresa que, em média, um veículo perfeitamente estacionado entre as linhas deixa apenas 23cms para o condutor sair da viatura. Outra razão apontada é o dia-a-dia atarefado das pessoas, o que faz com que os condutores se apressem e cometam erros, segundo Su Karki, Diretora de Marketing da Direct Line.

Leia também: Carro mal-estacionado? Já pode fazer queixa com esta app

“Muitos de nós temos vidas muito ocupadas e, talvez, isto possa estar a levar a que alguns condutores se apressem e, por sua vez, estacionem por cima das linhas que delimitam os lugares de estacionamento”, refere Su karki, sublinhando que esta situação é “particularmente problemática quando os estacionamentos estão cheios”. A responsável alerta para que os condutores tenham em consideração os lugares designados a pessoas com incapacidades físicas, evitando estacionar nestes espaços se não possuírem nenhum tipo de deficiência.


Fonte: Motor1