Publicidade

Condução autónoma também constrói campos de futebol

Texto: Miguel Policarpo
Data: 29 de Maio, 2018

A condução autónoma pode ser utilizada para criar campos de futebol. A Nissan revelou o Pitch-R em plena final da Liga dos Campeões, dando um propósito adicional a esta tecnologia.

A inovadora ideia da Nissan passa pela construção de campos de futebol onde exista espaço suficiente para tal. Para cumprir essa função, o fabricante nipónico concebeu o Pitch-R, um robô inspirado pela tecnologia avançada de assistência ao condutor ProPilot. A novidade foi apresentada em plena final da Liga dos Campeões, no passado dia 26 de maio, em Kiev, Ucrânia.

Alimentado por um conjunto de baterias recarregáveis, o Pitch-R dispõe de um sistema de visão de quatro câmaras, rastreio de localização por via de GPS e sistemas de prevenção de colisões. O robô consegue delimitar os espaços por linhas brancas em relva, asfalto ou cascalho, com tinta dissolúvel ecológica. Conseguindo esboçar campos para equipas de cinco, sete ou 11 jogadores, o processo demora menos de 20 minutos, sublinha a marca. Esses espaços delimitados pelo Pitch-R cumprem as normas definidas pela UEFA.

“A Liga dos Campeões da UEFA conta com os melhores futebolistas do mundo,” disse  Roel De Vries, Vice-Presidente Executivo para Marketing e Estratégia de Marca da Nissan. “Mas todas essas estrelas começaram como todos os miúdos, utilizando camisolas como postes de baliza e giz para desenhar linhas onde quer que conseguissem encontrar espaço livre para jogar o desporto que adoram”.

“Esta é a paixão que motivou a nossa equipa de engenharia e design a criar o Pitch-R. Este robô introduz o melhor da tecnologia da Nissan numa inovação que pode beneficiar o futebol amador e entusiasmar e atrair jovens fãs”, acrescentou ainda Jean-Pierre Diernaz, Vice-presidente para o Marketing da Nissan Europa.