No arranque de mais uma semana. Combustíveis continuam mistos

Mantém-se a indecisão no preço dos combustíveis fósseis, com gasolina e gasóleo a iniciarem mais uma semana com tendências opostas.

Mantém-se a indecisão no preço dos combustíveis fósseis, com gasolina e gasóleo a iniciarem mais uma semana com tendências opostas: enquanto a primeira sobe, o segundo desce. Ambos, contudo, de forma muito ligeira…

Segundo revelam os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), os preços da gasolina e e gasóleo continuam sem tendência claramente definida neste início de 2024, com as variações a mostrarem-se muitos ligeiras… quando existem.

Assim e no arranque de mais uma semana, as previsões apontam no sentido de que o litro de gasolina simples de 95 octanas registe uma ténue subida de meio cêntimo no preço apresentado nos postos de combustível, enquanto o gasóleo simples deverá cair também meio cêntimo.

Vale a pena recordar que, ainda de acordo com a DGEG, o preço médio do litro de gasolina simples está, neste momento, nos 1,641 euros, ao passo que o gasóleo simples apresenta como preço de referência os 1,553 €/litro.

No entanto, também importa referir que estes preços podem variar consoante as marcas, postos de combustível e respectiva localização, razão pela qual a DGEG recomenda, a todos os consumidores, a consulta do portal "Preços dos Combustíveis Online", de forma a conhecerem qual o posto com os preços mais baixos, na área onde se encontram.

A nona gasolina mais cara da UE

O último boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia coloca Portugal como o estado-membro com a nona gasolina mais cara dos 27, ainda assim, cerca de 2,5 cêntimos abaixo daquele que é o preço médio na União Europeia (UE).

LEIA TAMBÉM
Portugueses defendem redução dos impostos sobre combustíveis

Já no caso do gasóleo, o preço em Portugal é apontado como 13.º mais elevado na UE.

Na Europa dos 27, os Países Baixos apresentam a gasolina mais cara, com um preço de referência de 1,895 euros, enquanto a Finlândia é o estado-membro com o gasóleo mais caro: 1,855 euros.