Publicidade

Combustíveis. Nova semana, nova descida nos preços

Texto: Francisco Cruz
Data: 6 de Maio, 2024

Embora ainda longe dos preços de outros tempos, a verdade é que os combustíveis fósseis, como a gasolina e o gasóleo, mantêm a tendência que todos nós, consumidores, desejamos – de queda. No arranque para mais uma semana, novo corte nos preços.

Depois dos dois cêntimos de descida registado no início da semana passada, gasolina e gasóleo deverão apresentar-se, esta segunda-feira, nos postos de combustível, com um novo corte preços. Desta feita, de mais dois cêntimos, sensivelmente, face ao último valor de comercialização. 

Segundo as previsões da Direção Geral de Energia e Geologia, o gasóleo simples deverá apresentar, a partir desta segunda-feira, um preço de venda ao público de 1,567€ por litro, resultado de uma descida de dois cêntimos no preço face à semana transacta, enquanto a gasolina simples de 95 octanas deverá passar a ostentar um preço de referência de 1,779€/litro, fruto de um recuo de 2,5 cêntimos naquele que era o preço da semana passada.

Refira-se que os preços agora anunciados prevêem já, não só os descontos em vigor nas diferentes marcas de combustível, como também os apoios estatais destinados a atenuar o aumento dos preços dos combustíveis. Os quais, recorde-se, apesar da entrada em funções de um novo Governo, não são atualizados desde outubro de 2023.

No entanto e porque se trata de um sector liberalizado, importa também referir que, os preços agora previstos, não deixam de ser meramente indicativos, podendo registar diferenças face àqueles que serão os valores fixados pelos revendedores e marcas.

LEIA TAMBÉM
Stellantis investe em novos motores a gasolina que usam etanol

Desta forma, a DGEG também recomenda aos consumidores que, sempre que a oportunidade surja, consultem o site “Preço dos Combustíveis Online”, para aí descobrirem quais os revendedores com os preços mais baixos, na área onde se encontram.

A terminar, vale a pena também recordar que, apesar das descidas das últimas semanas, 1 litro de gasolina simples continua, neste momento, 16,5 cêntimos mais caro que no início do ano, enquanto o litro de gasóleo simples continua 2,4 cêntimos mais alto.