Publicidade

Más notícias… Gasolina e gasóleo começam semana mais caros

Texto: Francisco Cruz
Data: 22 de Janeiro, 2024

Começa mal a semana, para os condutores portugueses. Isto, porque, depois de alguma indecisão manifestada nos preços pelos combustíveis fósseis, desde o início do ano, gasolina e gasóleo estarão, esta segunda-feira, ambos mais caros, com o aumento a rondar os dois cêntimos…

A previsão é avançada pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), que, mercê do aumento agora previsto, aponta para que o preço do litro de gasolina simples de 95 octanas possa surgir, esta segunda-feira, na maior parte dos postos de combustível, nos 1,665 euros.

Quanto ao gasóleo simples, as previsões são de que o preço por litro ronde, agora, os 1,581 euros.

Refira-se que estes valores têm já em conta não somente os preços médios de ambos os combustíveis, durante a última semana, com também os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão dos apoios fiscais temporários criados pelo Governo, como forma de ajudar a atenuar a subida dos valores de comercialização.

No caso específico dos apoios governamentais, a redução a aplicar no litro de gasolina é de 25 cêntimos, ao passo que, no gasóleo, chega aos 26 cêntimos por litro.

LEIA TAMBÉM
Portugueses defendem redução dos impostos sobre combustíveis

No entanto, importa também salientar que e por se tratar de um mercado liberalizado, os preços dos combustíveis fósseis poderão sofrer alterações em função, não apenas da marca do combustível, como também do revendedor e até da localização geográfica onde este se encontra.

Assim, a DGEG deixa a recomendação aos consumidores para que recorram ao portal “Preço dos Combustíveis Online”, de forma a conhecerem quais as bombas de combustível com o preço mais baixo, na área onde se encontram.