Diesel abastecimento

Publicidade

Mantém-se a tendência. Preço da gasolina e gasóleo volta a cair

Texto: Francisco Cruz
Data: 11 de Dezembro, 2023

Com o Natal a aproximar-se, mantém-se a tendência de descida nos preços da gasolina e gasóleo, com ambos os combustíveis a entrarem na semana que agora começa, com o valor de referência a cair. Mais, até, o gasóleo…

Naquela que é já a sétima semana consecutiva de descidas, o preço do litro de gasolina simples de 95 octanas deverá surgir, esta segunda-feira, nos postos de combustíveis, com um valor a rondar os 1,647 euros, ou seja, menos dois cêntimos que na semana passada.

Já o gasóleo simples e sem aditivos, deverá exibir um preço de referência a rondar os 1,577 euros, ou seja, menos três cêntimos que o valor que custava na última semana.

A Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG) recorda que os preços médios diários “são apurados com base nos preços comunicados pelos postos de combustível, ponderados com as quantidades vendidas do último período conhecido, incorporando os descontos praticados nos postos de abastecimento como cartões frota e outros”.

O organismo recorda ainda que, só nas últimas sete semanas, o preço do gasóleo simples já caiu 14,9 cêntimos, ao passo que, no caso da gasolina, a descida foi de 12,7 cêntimos.

LEIA TAMBÉM
Combustíveis fósseis. AIE antecipa pico na procura ainda para esta década

Apesar destas previsões e porque se trata de um mercado liberalizado, a DGEG também recomenda que os consumidores consultem o portal ‘Preço dos Combustíveis Online’ de forma a descobrirem quais os postos de combustível com os preços mais baratos, na área onde se encontram.