Publicidade

Más notícias… de novo. Gasóleo volta a subir o preço

Texto: Francisco Cruz
Data: 14 de Agosto, 2023

Continua a tendência de subida no preço dos combustíveis em Portugal, com a semana que agora se inicia trazer mais um aumento, desta feita, apenas do gasóleo. Já a gasolina, mantém-se, pelo contrário, estável.

Com os combustíveis a subirem pela quinta semana consecutiva, tanto a gasolina, como o gasóleo, continuam, assim, a fazer parte das preocupações dos portugueses, e, em particular, daqueles que necessitam do automóvel para as suas deslocações diárias.

De resto e numa altura em que se inicia nova semana, as notícias dificilmente podiam ser piores, com o gasóleo simples, combustível que alimenta a maior parte dos chamados veículos de trabalho, a atingir o preço mas alto do ano: 1,698 euros por litro. Preço que, comparado com o da semana passada, em que já havia subido entre 5 e 6 cêntimos, representa uma subida de mais um cêntimo.

Já a gasolina simples, que na última semana viu o preço aumentar entre 0,5 e 1 cêntimo, mantém o preço de referência nos 1,823 euros por litro.

LEIA TAMBÉM
Portugueses defendem redução dos impostos sobre combustíveis

Os novos valores de referência, tanto para a gasolina, como para o gasóleo, foram apurados pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) com base naquilo que foram os preços praticados na última semana, mas também os descontos aplicados pela gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias promovidas pelo governo, com o objectivo de mitigar o aumento dos preços dos combustíveis.

No entanto e porque se trata de um mercado liberalizado, podendo os preços variar consoante a marca, revendedor e até região do País, a DGEG também recomenda que os consumidores não deixem de consultar o portal ‘Preço dos Combustíveis Online‘, para ficarem a saber quais os postos de combustíveis com os preços mais baixos, na zona onde se encontram.