Nada a fazer. Preço da gasolina e gasóleo volta a subir

Desta feita resultado apenas e só do aumento do preço das matérias-primas nos mercados internacionais, gasolina e gasóleo iniciam, esta segunda-feira, nova semana, mais caros nos postos de combustível. E, ainda mais, a gasolina…

Segundo as previsões avançadas pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), os combustíveis voltam, esta semana, a registar mais uma importante subida nos preços, devido, desta feita, a um aumento do preço do crude nos mercados internacionais.

Assim e mesmo sem qualquer acção do Governo português, nomeadamente, sobre a taxa de carbono, as últimas previsões apontam para que o preço da gasolina simples de 95 octanas fique, a partir de hoje, cerca de 2 cêntimos mais alto, enquanto o gasóleo, que continua a ser o combustível mais consumido em Portugal, deverá surgir 1,5 cêntimos mais caro.

Resultado destes aumentos, as previsões apontam para que a gasolina de 95 octanas sem aditivos passe a ostentar um preço de referência de 1,706€/litro, ao passo que o gasóleo simples deverá passar a custar à volta de 1,562€/litro.

Refira-se que esta previsão de preços contempla já os descontos aplicados pelas gasolineiras, assim como as medidas fiscais temporárias em vigor, que procuram ajudar a mitigar o aumento do preço dos combustíveis.

No entanto e porque se trata de um sector liberalizado, em que os preços de venda ao público podem variar consoante a marca e região onde o posto de combustível se encontra, a DGEG recomenda a consulta do portal “Preços dos Combustíveis Online”, como forma de descobrir onde estão os preços mais baixos.