Publicidade

Citroën prepara modelo “mais importante que o 2CV”

Texto: Nuno Fatela
Data: 15 de Novembro, 2018

Esta informação foi confirmada por um dos dirigentes de topo da marca gaulesa, que indicou ainda que será desvendado um Citroën Cactus 100% elétrico

A história da Citroën está repleta de modelos emblemáticos, mas nenhum alcançou os níveis de notoriedade que o 2CV atingiu. Mas a curto prazo esta realidade pode alterar-se, caso venha a tornar-se real a intenção anunciada pelo Diretor de Marketing da marca, Arnaud Beloni, aos britânicos da Autocar. Ele revelou que no Salão de Genebra de 2019 será revelado o protótipo de um automóvel citadino elétrico, antevendo um futuro modelo de série, que será “ainda mais importante do que o 2CV para a Citroën”. No entanto, Beloni refere que este automóvel “vai conservar o espírito do 2CV”.

 

O regresso de ícones do passado será, tudo indica, uma das fórmulas que as marcas vão usar para atrair os automobilistas para o mundo dos veículos elétricos. Além deste modelo da Citroën que vai conservar o espírito do 2CV, foi recentemente apresentado por outra marca francesa, a Peugeot, uma reinterpretação moderna do 504 Coupé. Trata-se do e-Legend, um concept que mostra como o futuro poderá vir a ser entusiasmante. De momento não existem informações sobre a possível produção do mesmo, mas o seu visual foi bastante elogiado e captou as atenções dos fãs do automóvel.

Do outro lado da fronteira, esta intenção de recuperar os clássicos está já numa fase mais avançada. Afinal, a VW já confirmou o regresso da icónica carrinha “Pão de Forma” numa versão elétrica. E pondera, além disso, recuperar também a produção do Carocha como um automóvel de emissões 0. No Japão este estilo clássico também tem seguidores, como aconteceu com a Honda e com o seu concept Urban EV

 

Foi também confirmado à Autocar outro concept para o Salão de Shangai no próximo ano, que mostrará o pináculo da abordagem do Double Chévron ao conforto, e ainda mais uma grande novidade. Trata-se de um Citroën Cactus apenas movido com recurso a motor elétrico, algo tornado possível porque a nova geração do modelo passará a usar a plataforma CMP. A adaptabilidade é uma das principais características desta base modular, permitindo assim juntar à oferta de propulsores Puretech e BlueHDi uma versão sem motor de combustão. Este Citroën Cactus elétrico deverá ser o primeiro elétrico lançado pela marca desde o C-Zero, dando por isso início a uma ofensiva da marca nesta área do mercado.

Fonte: Autocar, via Autoplus