O novo Citroën ë-C4 X pode ser visto como uma versão longa do Citroën C4 ou uma variante curta do Citroën C5 X. Um crossover confortável que estreia o novo motor elétrico da Stellantis. Mas, afinal, o que é que vale este Citroën?…
Entre o SUV e o fastback, o Citroën ë-C4 X apresenta-se como um crossover que acrescenta 24 cm ao comprimento do Citroën C4. Como mantém os mesmos 2,67 m de distância entre eixos, os ganhos concentram-se na traseira.
Aumenta o vão posterior e com ele a capacidade da mala. São 510 litros contra os 380 litros do C4. No entanto, por ter o óculo traseiro fixo, o acesso à bagageira não é tão amplo como o do C4. É então uma carroçaria de quatro portas, com bancos traseiros cujas costas podem rebater.

Desenvolvido sobre uma plataforma multi-energia, o ë-C4 X não se livra do túnel central, que condiciona o espaço disponível para o ocupante do lugar do meio. Com apenas dois passageiros, a fila posterior tem espaço apenas razoável.
Despretensioso
À frente é a posição de condução que demora a ajustar. A amplitude dos movimentos da coluna de direção é limitada deixando o volante na ponta dos dedos depois de afinar a distância das pernas. Será uma questão de estatura, mas acabámos a conduzir com as pernas um pouco mais fletidas que o desejável.
Elegante e despretensioso, o interior apresenta materiais com aspeto duradouro. O estilo é mesmo do C4, pleno de espaços para arrumação de pequenos objetos e um par de porta-luvas à disposição do passageiro. Um tradicional e outro mais pequeno ideal para guardar livros ou tablets.
Há ainda uma base para dispositivos móveis integrada no tablier, que precisa de um suporte opcional para cumprir a respetiva função. Os smartphones não precisam de fios para carregar e integrar com o sistema operativo My Citroën Drive Plus.
Para tornar a condução mais segura, o ë-C4 X vem equipado com as mais recentes ajudas à condução. São até 20 tecnologias ao serviço do condutor para melhorar a segurança e reduzir o stress.
Batentes hidráulicos
Substituindo os batentes tradicionais dos amortecedores por unidades hidráulicas, o ë-C4 X procura criar a sensação de tapete voador. Não vamos tão longe, mas não podemos deixar de enaltecer o refinamento sobre pisos degradados.
Para esta sensação de tranquilidade contribui igualmente o motor elétrico de 136 cv e 260 Nm de binário. A bateria de 50 kWh, 46 kWh úteis, é igual à do ë-C4. No entanto, como apesar de ter uma carroçaria mais comprida, o ë-C4 X é mais leve e aerodinâmico, anuncia 360 km de autonomia contra 388 km do modelo mais pequeno.

Com os 16 kWh/100 km de média ponderada por nós apurada, a autonomia não ultrapassa os 288 km. Com a possibilidade de carregar até 100 kW em corrente contínua o Citroën ë-C4 X pode ganhar 10 km de autonomia por cada 10 minutos de carga.
Apesar de ser desenvolvido sobre a plataforma CMP da Stellantis, o Citroën ë-C4 X esta disponível apenas com esta motorização elétrica. A bateria tem garantia de oito anos ou 160 000 km para 70% da capacidade de carga.
Resumindo…
Em resumo, o Citroën ë-C4 X é uma opção para quem precisa de um pouco mais de espaço para bagagens face ao C4. Quem procurar mais habitabilidade vai ficar desiludido. O motor elétrico de 100 kW tem a potência adequada para as voltas em cidade, onde a proximidade de carregadores resolve o problema da autonomia.
Citroën ë-C4 X
Preço 40 185 euros
Motor Elétrico
Bateria/Capacidade Iões de lítio 50 kWh (46 kWh úteis)
Potência 100 kW (136 cv)
Binário 260 Nm
Transmissão Auto, 1 vel.
Tração Dianteira
Peso 1584 kg
Comp./Larg./Alt. 4,60/1,80/1,53 m
Dist. entre eixos 2,67 m
Mala 510 l
Desempenho 10 s 0-100 km/h; 150 km/h Vel. Max.
Consumo 115,4 (16*) kW/H
Autonomia 360 (288*) km
Emissões CO2 0 g/km
Tempo de carga 30 min (80% – 100 kW DC); 5h (11 kW)
* Medições TURBO
GOSTÁMOS
– Mala
– Conforto
– Equipamento
NÃO GOSTÁMOS
– Autonomia
– Posição de condução