Citroën C5 Aircross revelado com 680 km de autonomia

A Citroën revelou a nova geração do C5 Aircross, que da anterior apenas o nome é o mesmo. Estará disponível em Portugal no segundo semestre de 2025 com versões híbridas e com 100% elétricas.

A Citroën acaba de desvendar a segunda geração do C5 Aircross. Chega a Portugal no segundo semestre de 2025, sendo que os preços ainda não foram revelados.

O design do novo SUV manteve-se fiel ao protótipo revelado no Salão de Paris de 2024, adotando a nova linguagem visual da marca (estreada no novo C3) com a assinatura luminosa em LED na dianteira e na traseira.

Em termos de dimensões, o novo C5 Aircross cresceu. Agora assente na nova plataforma STLA Medium da Stellantis, mede 4,6 metros de comprimento (+150mm), 2,784 metros de distância entre eixos (+60mm) e com 1,9 metros de largura.

As maiores dimensões traduzem-se em mais espaço a bordo, num interior onde agora se destacam o novo painel de instrumentos digital de 10” e o novo ecrã central que incorpora o novo sistema de infoentretenimento da Citroën.

A combinar com o espaço e tecnologia, surge o conforto, aquele que é um dos maiores argumentos do novo C5 Aircross. Além de estar equipado com os bancos Citroën Advanced Comfort, o SUV gaulês está equipado com uma suspensão com batentes hidráulicos.

Eletrificação é a norma

No capítulo da mecânica, apresenta-se com motorizações híbridas, híbridas plug-in e totalmente elétricas, sendo estas últimas a grande novidade.

Na base da gama, está a versão híbrida, que aposta na tecnologia mild-hybrid de 48V, estando equipada com um motor turbo de 3 cilindros e 1.2 litros de capacidade e um motor elétrico, debitando uma potência combinada de 145 cv, sendo o sistema gerido por uma caixa de dupla embraiagem de seis relações.

A seguir vem a versão híbrida plug-in, que conjuga um motor turbo de 4 cilindros e 1,6 litros de 150 cv e um motor elétrico de 92 kW, alimentado por uma bateria de 21 kWh, que anuncia uma autonomia em modo elétrico de até 86 km, segundo ciclo WLTP:. A potência total combinada é de 195 cv. O sistema integra ainda uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades.

Numa wallbox de 7,4 kW, com o carregador de bordo de 3,7 kW, o C5 Aircross híbrido plug-in carrega a sua bateria 5h45, ou em apenas 2h55 com o carregador opcional de 7,4 kW.

Até 680 km de autonomia

As versões elétricas estão disponíveis em duas opções. A primeira combina um motor elétrico com 210 cv (157 kW) com uma bateria de 73 kWh, sendo anunciada uma autonomia de até 520 km; a segunda conta com um motor elétrico de 230 cv (170 kW) e uma bateria de 97 kWh, permitindo aumentar o alcance para 680 km.  

Para carregar dos 20 aos 80%, a versão com bateria mais pequena demora 6h45 numa wallbox monofásica de 7,4 kW, ou 30 minutos num carregador ultrarrápido de 160 kW.

Já a versão com a bateria de maior capacidade precisa de 8h55 e 27 minutos nas mesmas circunstâncias de carregamento.

Como já mencionado, o novo Citroën C5 Aircross tem chegada ao mercado prevista para o segundo semestre de 2025, sendo que a versão híbrida plug-in só chegará mais tarde. Os preços de todas as versões ainda não foram divulgados.