Publicidade

Citröen apresenta C-Aircross Concept

Texto: Nuno Fatela
Data: 7 de Fevereiro, 2017

Este protótipo com apresentação marcada para o Salão de Genebra revela a visão de um SUV compacto da marca do Double Chevrón.

Mantendo a estratégia de se destacar dos seus concorrentes através de um design singular e irreverente, a Citröen apresentou agora um protótipo que espelha esta sua filosofia no campo dos SUVS compactos, com o C-Aircross concept anunciado para o Salão de Genebra. Além do visual peculiar, este modelo também se destaca pela inclusão de diversos novos atributos do programa Citröen Advanced Confort, para elevar para novos patamares este foco nos ocupantes por parte do fabricante gaulês. Tratando-se de um SUV, a marca (que não revelou a motorização deste concept) destaca a incorporação do Advanced Grip Control, para que o modelo revele a mesma aptidão para a condução diária em ambiente urbano como para escapadelas até ao cume das montanhas ou pelos trilhos junto à costa.

 

Com o design exterior a ser definido através de adjetivos como “atitude plena, forte, original e fresco”, é clara a inspiração que o novo C3 deu para o desenvolvimento deste protótipo. Isso verifica-se nos Airbumps laterais que, se conjugam com o capot curto e de posição elevada e protegido pela frente robusta para demonstrar a aventura do design por “um território artístico inexplorado no altamente normalizado mundo dos SUVS”. Com comprimento de 4,15m, largura de 1,74m e um altura de 1,63m, é ainda destacada a inclusão de uma assinatura de estilo transversal aos mais recentes Citröen, que é iluminação LED na parte superior da grelha. Na retaguarda as atenções centram-se na estrutura acentuada dos ombros, que alojam as óticas 3D formadas por três anéis luminosos. é igualmente destacado o anúncio à luminosidade do habitáculo feito pelas janelas traseiras flutuantes em conjugação com o teto panorâmico. Por fim, e enfatizando a ligação ao C3, a marca afirma que também o C-Aircross Concept “alterna superfícies lisas com contrastes gráficos que ganham vida com apontamentos coloridos”.

 

Após a passagem pelas portas de abertura oposta, considerado “um convite à aventura em total serenidade”, a Citröen afirma que os ocupantes vão encontrar uma atmosfera luminosa e espaçosa, com bancos que parecem suspensos e o bem-estar potenciado pelas várias soluções integradas no programa “Advanced Confort”. Revestido por materiais calorosos e acolhedores, como define a marca, são também incluídas tecnologias que são cada vez mais essenciais nos tempos modernos. Além de sistemas que apoiam o condutor, como o head-up display colorido que se eleva de uma superfície revestida a tecido, a vertente tecnológica também se espelha através do grande ecrã de 12’’ ao centro, cuja apresentação das informações pode ser dividida em três secções, garantindo assim que “os passageiros, tal como o condutor, se tornam também protagonistas da viagem”. Os múltiplos espaços de arrumação, a navegação conetada 3D com reconhecimento vocal, a nova aplicação Share with U, que funciona como um spot wi-fi para partilha de ficheiros multimédia entre os ocupantes, e o carregamento por indução de smartphones são outros exemplos da ampla abordagem do Citröen Advanced Confort, que abarca todas as áreas que possam potenciar o bem estar a bordo e que estão incorporadas no novo C-Aircross Concept.