Citroën Ami adere ao revivalismo com o Type-Ami

Atualizado para o ano que se inicia, o mais pequeno dos elétricos da Citroën, o Ami, acaba de ganhar, igualmente, dose extra de charme, sex-appeal... e revivalismo. Mais concretamente, através de uma aproximação ao famoso Tipo H de 1947.

Pequeno quadriciclo com pretensões de mudar a forma como nos deslocamos nas grandes cidades, o Ami tem sido uma das lutas mais recentes da Citroën, enquanto solução de mobilidade, também para aqueles que não têm ainda idade para tirar a carta de condução (em Portugal, pode ser conduzido a partir dos 16 anos).

Entretanto, a somar aos esforços da marca do double chevron, alguns preparadores têm, igualmente, vindo a trabalhar no pequeno elétrico de dois lugares, procurando acentuar não somente o seu sex-appeal, como também e no caso específico do último projecto da italiana Caselani, as suas potencialidades “retro”!

A inspiração para esta nova “transformação”, conforme é fácil perceber a partir das imagens já divulgadas, advém do inesquecível Citroën HY, veículo ligeiro de transporte de mercadorias que marcou os tempos do pós-II Guerra Mundial (foi produzido entre 1947 e 1981) e cuja estética a Caselani fez agora renascer, no Ami. Criando aquilo a que chamou o Type-Ami.

Criador é o mesmo da Fourgonnette renascida

Desenvolvido em colaboração com o Citroën Style Center, o projeto nasceu, no entanto, da mente de David Obendorfer, designer famoso pela reinterpretação de alguns clássicos, não só Citroën, como também de outras marcas. Como foi o caso do Mercedes-Benz Icon E W115 ou ainda de uma série de tributos ao BMW CS Vintage.

De resto e no que à marca francesa diz respeito, este mesmo designer já havia estado por detrás da conversão que permitiu aos modernos Citroën Jumper, Jumpy, SpaceTourer e Berlingo, vestirem a pele da Type H e da Fourgonnette. Ganhando, dessa forma, uma imagem de maior charme, sem, contudo, perder a funcionalidade.

Quanto à transformação do Ami em Type H, é conseguida através de um kit composto por vários painéis de carroçaria em fibra de vidro, que imitam o metal ondulado característico do modelo original. Com os clientes a poderem escolher, ainda, entre nove cores padrão para a “carroçaria”, sendo que a Caselani também tem prevista uma hipótese de pintura personalizada, para aqueles que pretendam algo mais exclusivo.

De um veículo único à produção sem limites

Segundo revela Obendorfer, o projecto inicial foi imaginado como um veículo único, para Fabrizio Caselani, fundador da empresa de preparação.

No entanto, a apresentação dos primeiros protótipos, na corrida de 24 horas Citroën 2CV em Spa-Francorchamps, na Bélgica, acabou despoletando o apetite pela proposta. Tendo, logo aí, sido tomada a decisão de avançar com a sua comercialização.

Entretanto e para garantir que o design se mantinha fiel ao original, uma equipa do Citroën Style Center foi envolvida no projeto. O que, por outro lado, também permitiu que o modelo viesse a ter chancela oficial do fabricante francês.

De resto e apesar da transformação completa operada no exterior, o Type-Ami não sofre qualquer alteração em termos técnicos, mantendo intocado o sistema de propulsão elétrico a debitar 8 cv de potência e capaz de garantir uma velocidade máxima de 45 km/h.

Na base, está a mesma bateria de iões de lítio de 5,5 kWh, com a qual consegue uma autonomia máxima a rondar os 75 km.

Kit custa 5.000€

A terminar, dizer apenas que o Type-Ami tem estreia prevista na próxima edição do Salão Retromobile, em Paris, cujas portas abrem já amanhã, dia 5 de fevereiro.

Quanto a preços, os interessados terão, sempre, de começar por adquirir uma unidade Ami, cuja versão base custa em Portugal 7.990€, investimento ao qual há depois que acrescer os cerca de 5.000€ que custa o kit de conversão.