Citroën abre encomendas para C5 Aircross e ë-C5 Aircross

O Citroën C5 Aircross entra na sua segunda geração e estreia uma versão elétrica a bateria, que anuncia uma autonomia de até 520 quilómetros em ciclo WLTP. A gama será proposta em três níveis de equipamento - You, Plus e Max - a que se junta uma quarta opção, denominada Business, orientada para as frotas.

A segunda geração do Citroën C5 Aircross, cuja oferta inclui, pela primeira vez, uma versão elétrica a bateria, denominada ë-C5 Aircross, já está disponível para encomenda, com preços a partir de 33 490 euros para a versão híbrida e 40 690 euros para a emissões zero.

A gama é proposta em três níveis de equipamento base - You, Plus e Max - que é complementada por uma oferta direcionada à vertente profissional Business.

Os novos C5 Aircross e ë-C5 Aircross são construídos a partir da nova plataforma STLA Medium da Stellantis que não só permite a disponibilização de vários tipos de motorização - hibrida de 48V, elétrica a bateria e híbrida plug-in - mas também um crescimento de 15 centímetros no comprimento exterior face ao seu antecessor, para os 4,65 metros. Como reflexo, a habitabilidade melhorou, designadamente na segunda fila de bancos.

O novo C5 Aircross foi projetado em função da otimização aerodinâmica, apresentando linhas esguias e fluídas. A secção frontal é dominada pela nova assinatura luminosa e por um capot mergulhante.

No que se refere ao conforto, a Citroën reivindica que o C5 Aircross oferece um ambiente lounge, graças ao conceito Advanced Comfort, projetado como uma sala de estar, com um “Sofa Design” que inclui os bancos Advanced Comfort e as suspensões Citroën Advanced Comfort.

Ecrã tátil vertical

O painel de bordo também é totalmente novo, tendo sido desenhado para aumentar o conforto a bordo. A consola central acomoda um ecrã tátil HD em cascata, de grandes dimensões designado Ecrã Waterfall, colocado em posição vertical, conferindo uma imagem distintiva.

O novo SUV familiar da Citroën recebe igualmente os mais avançados sistemas de assistência e ao estacionamento, destacando-se o assistente de mudança semiautomática de faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro, câmara de alerta de atenção do condutor, deteção de ângulo morto de longo alcance e VisioPark 360°, ou os estreantes Faróis Citroën Matrix LED e pack Drive Assist 2.0, entre muitas outras soluções de apoio à condução e aos passageiros.

A plataforma multienergias STLA Medium permitiu a disponibilização de vários tipos de motorização. Na fase de lançamento, o C5 Aircross contará com uma unidade híbrida de 145 cv com transmissão automática, a que se juntará em 2026 uma versão híbrida plug-in com 195 cv, que promete uma maior autonomia em modo elétrica.

Novidade absoluta na gama é a versão elétrica que anuncia uma autonomia de até 520 quilómetros em ciclo WLTP, a que se juntará uma outra variante em 2026 com um alcance alargado até 680 quilómetros.

Preços conhecidos

Em termos de preços, o C5 Aircross Híbrido 145 cv Automático está disponível a partir de 33 490€, 36 590€ e 35 590€ para os níveis de equipamento, You, Plus e Max, respetivamente. No que se refere ao ë-C5 Aircross Elétrico (210 cv) Autonomia Longa Automático, os valores são de 40.690€, 43.790€ e 46.790€, respetivamente.

Para o segmento empresarial, a versão híbrida é proposta por 37 590€ e a elétrica por 44.790€.