Publicidade

A partir de 2023. Chevrolet Corvette (também) vai ganhar variantes híbrida e EV

Texto: Francisco Cruz
Data: 26 de Abril, 2022

Hoje em dia ausente de vários mercados europeus, o superdesportivo americano Chevrolet Corvette prepara-se para entrar numa nova fase da sua existência. Isto, após a confirmação de que, a exemplo de muitos rivais europeus, passará a contar com uma motorização híbrida… e 100% elétrica, ou EV.

O anúncio da adopção, por parte daquele que é um dos mais emblemáticos superdesportivos norte-americanos, da mobilidade elétrica, foi feito através da rede social Twitter e com recurso, inclusivamente, a um teaser de Corvette totalmente camuflado, em testes realizados num ambiente gelado.

Na publicação, a Chevrolet garante ainda que o “Corvette eletrificado”, que tudo aponta para que, pelo menos para já, possa ser uma versão híbrida, poderá chegar “já no próximo ano” de 2023.

Quanto ao teaser propriamente dito e que se traduz num curto vídeo, deixa antever, pela forma como as rodas da frente ganham força face às detrás, que o futuro Chevrolet híbrido surgirá com tracção integral permanente. Solução assegurada através da componente elétrica, a qual terá a responsabilidade de garantir propulsão às rodas dianteiras, enquanto as traseiras continuarão a ser impelidas pelo conhecido V8 6.2 litros atmosférico de 495 cv de potência.

LEIA TAMBÉM
Embora não para a Europa. Corvette comemora 70 anos com edição especial

De resto, a confirmação de que estas novas variantes do popular superdesportivo norte-americano foi já dada pelo próprio CEO da General Motors (GM), Mark Reuss, que, através da rede social Linkedin, reafirmou a intenção da marca de colocar o primeiro Corvette eletrificado no mercado, já em 2023. Recorrendo, para tal, à nova plataforma Ultium da GM.

Quanto ao nome desta versão híbrida, assim como do futuro Corvette 100% elétrico, não existe ainda qualquer anúncio oficial, embora exista a possibilidade de qualquer um dos modelos poder vir a adoptar o nome E-Ray. Designação que, recorde-se, foi registada pela marca norte-americana ainda em 2015, mas que, até hoje, ainda não foi utilizada.

Aqui na versão 70th Anniversary, apenas e só com motor de combustão, o Chevrolet Corvette prepara-se agora para ganhar nova motorização híbrida... e EV
Aqui na versão 70th Anniversary, apenas e só com motor de combustão, o Chevrolet Corvette prepara-se agora para ganhar nova motorização híbrida… e EV

A terminar, recordar que as primeiras notícias sobre a possibilidade de um Corvette eletrificado surgiram ainda em 2019, durante a apresentação da geração C8. Altura em que foram várias fontes a garantir que o trem de força já estava preparado para receber alguma forma de eletrificação.