Changan Deepal S05 ambiciona lugar no pódio dos SUV-C

Com comprimento de 4,62 metros, motorizações elétricas de 272 cv ou 435 cv associadas a uma bateria de 66,8 kWh que promete uma autonomia de até 470 quilómetros, o Changan Deepal S05 é um SUV de segmento C que acaba de chegar a Portugal.

Representada pela Auto Industrial, a chinesa Changan alarga a sua oferta no mercado nacional com o lançamento de um segundo modelo, o Deepal S05, que se vem juntar ao Deepal S07, sendo parte integrante de um plano que prevê a introdução de nove veículos nos próximos três anos.

O Deepal S05 consiste num SUV de segmento C, com comprimento exterior de 4,62 metros, largura de 1,90 metros, altura de 1,60 metros e distância entre-eixos de 2,88 metros, que será disponibilizada em três versões - RWD Pro, RWD Max e AWD Max - com preços a partir de 36 990 euros.

A nova proposta da chinesa Changan insere-se num segmento onde terá como concorrentes, entre outros, o BYD Atto 3, Cupra Tavascan, Hyundai Ioniq 5, MG S5, Nissan Aryia, Peugeot E-3008, Toyota bZ4X, Volkswagen ID.4, entre outros. A marca acredita que este modelo dispõe de argumentos suficientes para conquistar um lugar no pódio no segmento.

Design italiano

Um dos factores diferenciadores consiste no seu design que, segundo a marca, é “inspirado nas esculturas de mármore, onde os pontes de inflexão são requintados, mas poderosos”. As proporções são equilibradas, transmitindo modernidade e dinamismo, enquanto as linhas aerodinâmicas permitem um coeficiente de 0,25, com reflexos positivos ao nível do consumo energético e da autonomia.

A secção frontal é dominada por grupos óticos bipartidos, com as luzes estreitas de circulação diurna a ocuparem a parte superior, estando os faróis principais integrados na inferior. Com forma de asa integram-se nos traços da dianteira. Aquela configuração é complementada por grelhas aerodinâmicas ativas que se fecham automaticamente em velocidade, diminuindo a resistência aerodinâmica.

O perfil é sublinhado pelas jantes de liga leve de 20” na versão Max e 18” na Pro, que está mais orientada para as frotas, pelas portas de vidro sem molduras e pelos puxadores retráteis. A secção traseira apresenta uma faixa luminosa contínua, escurecida, que estabelece a ligação visual entre os farolins.

Um elemento caraterístico é o logótipo iluminado na coluna C, integrado num anel luminoso que também serve de indicador do estado de carga da bateria, criando um elo entre funcionalidade e estética.

Amplo espaço a bordo

A longa distância entre-eixos permitiu disponibilizar um habitáculo amplo e espaçoso. Os bancos dianteiros possuem várias opções de regulação e contam com aquecimento e ventilação. O assento do passageiro dispõe, na versão Max, de apoio de pernas elétrico.

Os ocupantes dos lugares traseiros contam um bastante espaço para as pernas, ombros e cabeça. A bagageira, por sua vez, oferece uma capacidade de 492 litros que pode ser ampliada até aos 1250 litros com o rebatimento dos assentos. Por baixo do capot encontra-se um outro compartimento de arrumações (frunk), com 159 litros.

O painel de bordo possui um design minimalista, estando dotado com materiais macios, que criam um ambiente acolhedor e luxuoso. O Deepal S05 não possui de painel de instrumentos, mas em alternativa oferece, só nas versões Max, um útil head-up display com realidade aumentada, que projeta informações como a velocidade instantânea, autonomia restante, sinais de trânsito e limites de velocidade ou gráficos da navegação.

No centro do painel de bordo encontra-se um ecrã tátil de 15,4”, totalmente personalizável, que pode ser inclinado até 15º, quer na direção do condutor, quer do passageiro. A interface reúne as principais funções do veículo, desde a condução e o entretenimento até à climatização.

Autonomia de até 470 km

O Deepal S05 possui um motor elétrico alojado sobre o eixo traseiro que desenvolve uma potência de 272 cv (200 kW) e um binário de 290 Nm, permitindo-lhe acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,5 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 185 km/h.

A energia é fornecida por uma bateria de tração LFP da CATL com capacidade útil de 68,8 kWh, que oferece uma autonomia de até 470 quilómetros entre carregamentos. Para recuperar entre 30% a 80% num posto de 200 kW são necessários cerca de 15 minutos, permitindo ganhar 240 quilómetros de autonomia. Para carregar dos 10% a 80% já demora 23 minutos. Em corrente alterna, o carregador de bordo de 11 kW faz uma carga completa em 7h30m.

O Deepal S05 dispõe igualmente de um sistema de travagem regenerativa, que se revelou bastante eficiente, permitindo ganhar facilmente alguns quilómetros de autonomia. O comportamento dinâmico também surpreende positivamente, graças a um chassis bem equilibrado e a uma suspensão que absorve com eficácia as irregularidades dos maus pisos, contribuindo para o bom conforto a bordo. A direção revelou-se leve nas manobras, mas progressivamente mais firme em velocidades mais elevadas. O consumo de energia é outro dos pontos positivos, com uma média de 14,0 kWh/100 km.

Três versões

O Changan Deepal S05 está disponível em duas versões - RWD Pro e RWD Max - equipadas com motor elétrico traseiro e bateria de 66,8 kWh, sendo propostos por 36 990 euros e 39 990 euros, respetivamente. A marca anuncia uma garantia geral de sete anos ou 160 mil quilómetros e da bateria de oito anos ou 200 mil quilómetros.

No início do próximo ano, a oferta será reforçada pela versão AWD Max, com dois motores elétricos que oferecem uma potência combinada de 435 cv, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,5 litros. A bateria mantém a capacidade de 66,8 kWh, , alimentados pela mesma bateria, mas a autonomia desce para os 430 quilómetros. O preço será de 42 990 euros.

A gama contará igualmente com uma variante híbrida plug-in com autonomia superior a 100 quilómetros e emissões inferiores a 80 g/km, que também deverá chegar em 2026.