Mobieco

Carros já estacionam sozinhos no aeroporto de Lyon (com vídeo)

Texto: Nuno Fatela
Data: 15 Março, 2019

Um veículo não tripulado, batizado com o simpático nome de “Stan”, já faz o estacionamento autónomo no Aeroporto de Lyon

Enquanto não chega em pleno a condução autónoma, em conjunto com serviços associados como o pagamento dos parques por parte da viatura, vão surgindo em alguns locais uma antevisão a essas tecnologias. O mais recente caso é o do aeroporto de Lyon, onde já ocorre o estacionamento autónomo das viaturas. Como demonstra o vídeo seguinte, basta parar numa das “garagens” criadas para o efeito, reservar o espaço e sair da viatura para apanhar o seu voo.  Depois o “Stan, responsável por levar o seu carro até ao local onde ficará parado, faz o resto do trabalho sozinho.

Disponível no Parque nº5 deste aeroporto, este veículo não tripulado até gere sozinho a organização dos 500 lugares disponíveis. Para viagens mais curtas, estaciona as viaturas mais perto das referidas “garagens”, optando pelas zonas mais distantes para as reservas mais prolongadas. Mas isso não significa que estará mais tempo à espera quando regressa da viagem, pois o “Stan” sabe antecipadamente da chegada dos voos e prepara previamente o carro para a entrega. Depois, basta pegar no volante e seguir o seu trajeto…

 

Fonte: CarScoops

Partilhar