Carros híbridos lideram novos registos na Europa

As vendas de automóveis novos na União Europeia caíram ligeiramente no primeiro trimestre de 2025. Veículos híbridos e elétricos ganham terreno enquanto gasolina e gasóleo continuam a perder quota.

As vendas de automóveis na União Europeia (EU) diminuíram 1,9% (2.715.008 unidades) no primeiro trimestre de 2025, face ao mesmo período de 2024 (2.768.982 registos), segundo os dados divulgados pela ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis).

A nível europeu, em março, a variação homóloga nas matrículas foi quase nula (0,2%), de 1.029.519 unidades para 1.031.889 registos, mas os dados acumulados sugerem uma mudança no tipo de motorização preferida pelos consumidores: veículos híbridos (convencionais e mild-hybrid).

No primeiro trimestre do ano, os híbridos registaram uma subida de 20,7% em relação ao período homólogo, com 964.108 unidades matriculadas, valor que representa 35,5% das novas entradas.

A quota de mercado para os carros híbridos beneficiou de fortes aumentos nas matrículas em França (+47,5%), Espanha (+36,6%), Itália (+15,3%) e Alemanha (+10,5%).

Os veículos 100% elétricos, por sua vez, cresceram 23,9%, com 412.997 unidades vendidas, representando 15,2% do mercado. Este crescimento foi impulsionado principalmente pela Alemanha (+38,9%), Bélgica (+29,9%) e Países Baixos (+7,9%).

Os híbridos plug-in cresceram ligeiramente (+1,1%), com 207.048 unidades vendidas e 7,6% de quota de mercado. O crescimento foi sustentado sobretudo por mercados como a Alemanha (+41,8%) e Espanha (+30,7%).

Em relação a março de 2025, as variações homólogas mostraram aumentos de 17,1% nos elétricos, 23,9% nos híbridos e 12,4% nos plug-in.

Veículos puramente a combustão em queda

A nível europeu, os veículos com motor de combustão interna continuam em queda acentuada. Os automóveis a gasolina recuaram 20,6%, com 779.817 unidades e 28,7% de quota de mercado, abaixo dos 35,5 % no primeiro trimestre de 2024.

França liderou esta quebra com uma descida de 34,1% nos registos, seguida pela Alemanha (-26,6%), Itália (-15,8%) e Espanha (-9,5%).

Já os carros a gasóleo registaram um declínio de 27,1%, representando apenas 9,5% das vendas, com quedas acentuadas praticamente em quase todos os mercados.

Em março, o recuo homólogo foi de 20,7% para a gasolina e 25,5% para o gasóleo.

Gás Natural, GPL e Hidrogénio

A categoria “Outros”, que inclui veículos a gás natural, GPL, hidrogénio e etanol, caiu 2,6%, com 92.311 unidades matriculadas, equivalendo a 3,4% da quota de mercado. Uma queda ligeira face aos 3,5% do ano anterior.

Contudo, em março, registou uma subida face ao período homólogo, de 8,1%, com 34.072 unidades matriculadas.

E em Portugal?

Portugal segue a tendência de crescimento nas motorizações eletrificadas. No primeiro trimestre de 2025, a subida mais expressiva foi nos híbridos, de 57,1% e com 14.327 novas unidades.

A segunda subida mais expressiva foram os elétricos, cujos registos cresceram 29,2%, com 12.175 unidades. Na categoria “Outros”, também se verifica uma subida ligeira de 2,7%, com 4.874 unidades matriculadas.

Em contrapartida, os híbridos plug-in registaram uma queda ligeira de 4,9% em relação ao período homólogo (6,760 unidades para 7.112 matrículas).

Contudo, foram as motorizações convencionais que perderam mais força em território nacional: os carros a gasolina caíram 27,8% (17.170 unidades) e os a gasóleo registaram uma queda ainda maior, com menos 33,5% (3.239 unidades).

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