Carros elétricos já representam 20% do mercado automóvel

O mercado automóvel cresceu 18,9% em julho, face ao ano anterior. As vendas de carros elétricos continuam a ganhar quota em Portugal.

De acordo com os dados divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP) na última sexta-feira, dia 1, o mês de julho de 2025 registou um crescimento de 18,9% nas vendas de veículos face ao mesmo período do ano anterior, com um total de 20.695 unidades colocadas em circulação.

Só nos primeiros sete meses do ano, o número de novos veículos matriculados em Portugal atingiu os 163.707, o que representa um crescimento homólogo de 5,9%.

Elétricos subiram, mas híbridos subiram mais

Uma das maiores mudanças verificadas diz respeito à composição do mercado em termos de motorização. Os automóveis 100% elétricos já representam 20,2% do total de vendas.

No entanto, são os híbridos que melhor refletem a aceleração da transição energética no setor automóvel com a maior fatia, representando 37,4% das novas matrículas entre janeiro e julho.

Só combustão ainda presente, mas em declínio

Os veículos puramente a combustão ainda mantêm uma presença relevante, embora em clara tendência de declínio.

Os carros a gasolina ainda detêm uma quota de 28,5% enquanto os a gasóleo representam apenas 5,5%, ficando na última posição entre os diferentes tipos de propulsão.

Número de ligeiros de passageiros também cresceu

A ACAP nota ainda que, ao analisar apenas o segmento dos veículos ligeiros de passageiros, é possível verificar que no mês de julho deste ano foram matriculadas 17.540 novas unidades em Portugal. Ou seja, mais 20,6% que no mesmo mês do ano passado.