Carros elétricos em Portugal aumentam no primeiro trimestre

Há cada vez mais carros elétricos em Portugal. Só no primeiro trimestre do ano, representaram 20,8% das novas matrículas no país, mas não foram a maioria.

De acordo com os dados disponibilizados pela ACEA – Associação Europeia dos Fabricantes Automóveis, foram matriculados 58.545 novos veículos em Portugal no primeiro trimestre de 2025. Um valor notável, com uma diferença de 500 veículos para o mesmo período no ano passado (59.045 unidades).

Os veículos 100% elétricos (BEV) representaram 20,8% das novas matrículas em território nacional, com 12.175 unidades registadas no primeiro trimestre do ano, um aumento de 29,2% face ao período homólogo de 2024.

A quota de elétricos atingida no nosso país superou ligeiramente a média da União Europeia, situada nos 15,2%.

Híbridos subiram mais

Além dos elétricos, os híbridos (convencionais e mild-hybrid) também registaram um desempenho positivo, mas muito mais expressivo.

No primeiro trimestre do ano, foram matriculados 14.327 híbridos, uma subida de 57,1% face ao mesmo período do ano passado.

Já os híbridos plug-in registaram uma ligeira descida, com 6.760 unidades matriculadas entre janeiro e março de 2025, uma queda de 4,9% face ao mesmo período de 2024, com 7.112 unidades registadas.

No entanto, se tivermos em conta apenas o mês de março dos dois anos, verificamos uma variação positiva de 6,9% nas matrículas de novos híbridos plug-in, com 2.727 unidades registadas face às 2.550 unidades de 2024.

Já nos elétricos e híbridos convencionais, a subida foi ainda mais acentuada, com 4.964 novos registos (+32,8%) para os primeiros, e com 6.042 novas matrículas (+61,9%) para os segundos.

Num registo igualmente positivo está a categoria “Outros”, que inclui veículos movidos a hidrogénio (fuel-cell), gás natural, GPL, etanol e outros combustíveis alternativos.

No primeiro trimestre de 2025, esta categoria registou 4.874 unidades em Portugal, um aumento de 2,7% face ao mesmo período em 2024, com 4.744 unidades matriculadas. No mês de março em particular, contudo, registou uma queda de 2,5% nos registos (2047 unidades em 2025 face a 2100 em 2024).

Registos de carros puramente a combustão a descer

Em contrapartida, os carros puramente a combustão (gasolina e gasóleo) continuam a perder terreno.

No primeiro trimestre do ano, o número de registos de novos carros a gasolina caiu 27,8% (17.170 unidades) e os de motor a gasóleo registaram uma queda ainda maior, de 33,5% (3.239 unidades).

No mês de março o desempenho foi o mesmo: uma queda de 13,8% nos registos de veículos com motor a gasolina (7648 unidades para 8884 unidades) e uma queda 35,8% nos carros com motor a gasóleo (1150 unidades para 1791 unidades).