Veja como dobra a carroçaria do McLaren Speedtail

Texto: Pedro Ribeiro
Data: 29 Outubro, 2018

Este detalhe incrível faz com que o McLaren Speedtail obtenha a máxima eficácia aerodinâmica possível. Trata-se de um aileron, que se funde com a traseira e se dobra, uma característica que podemos encontrar nas asas de um avião.

No spoiler traseiro do McLaren Speedtail encontram-se um par de ailerons, feitos em fibra de carbono, que são accionados hidraulicamente. Mas a maior curiosidade é que eles se conseguem dobrar para ajudar o novo hiperdesportivo, herdeiro do McLaren F1, a atingir performances mais extremas. E “dobrar-se” é mesmo a expressão mais indicada, pois é a própria marca de Woking que a utiliza.

Com uma tolerância de apenas 1 mm entre as superfícies, esta tecnologia permite reduzir ao máximo a turbulência do ar ao acelerar. No entanto, quando é preciso travar, ela “dobra-se” para ajudar a reduzir a velocidade. Além disso, este sistema também ajuda a curvar ainda a maior velocidade, num modelo que se distingue dos adversários pela ausência de uma asa. Esta e outras características do McLaren Speedtail permitem-lhe acelerar até ao máximo de 403 km/hora com o menor atrito e turbulência possível.

(info: a parte mais “interessante” da obra começa aos 7 minutos…)

Partilhar