Carro autónomo dos anos 50′ brilha em Genebra

Texto: Filipe Bragança
Data: 7 Março, 2019

Este Golden Sahara II, carro icónico das decadas de 50′ e 60′, foi estrela no filme de Hollywood ‘Cinderfella’.

Se pensa que os salões automóveis se encontram limitados a carros novos, desengane-se. Este Golden Sahara II está em Genebra e a captar mais atenções que muitos modelos com menos 70 anos de idade. Quando este carro se estreou em 1954, já era bastante à frente do eu tempo. Criado pela Barris Kustoms para Jim ‘street’ Skonzakes, entusiasta de ‘Hot Rods’,  este carro foi construído a partir de um Lincoln Capri.

O motor Ford V8 foi transplantado para o corpo do Lincoln e, após uma série de alterações estéticas, nascia o Golden Sahara II. Para além da sua aparência futurista inspirada na era aeroespacial, este automóvel era telecomandado, tinha travões automáticos, portas que abriam de forma independente, televisão e telefone, entre outros ‘gadgets’ muito à frente do seu tempo. Note-se que este feito foi alcançado na década de 50′, sem qualquer  ajuda das grandes marcas automóveis da época. O sucesso da sua engenharia catapultou este carro para o estrelado em ‘Hollywood’, onde contracenou com Jerry Lewis no filme ‘Cinderfella’ em 1960.

O Golden Sahara foi restaurado e encontra-se em exibição no Salão Internacional de Genebra. Curiosamente o que salta à vista neste automóvel é o mesmo que, nas suas décadas douradas, já causava o maior espanto – os seus pneus translúcidos da Goodyear, baptizados ‘Neothane’. Estes pneumáticos quase transparentes funcionam um pouco como uma lâmpada, permitindo que a sua ‘câmara de ar’ ganhe luz. Escusado será dizer que a iluminação nocturna melhorou com esta inovação, e foi a demonstração disso mesmo que o Golden Sahara fez, nos anos seguintes, nas suas viagens pelos Estados Unidos.

Depois de ter desaparecido dos radares por mais de meio século, este carro foi comprado, num leilão, por Larry Klairmont e restaurado. Hoje arriscamos dizer que o Golden Sahara II dos anos 50′ é das estrelas mais reluzentes do Salão de Genebra de 2019.

 

Veja também:

As novidades do maior salão automóvel do mundo
Revista Turbo no Salão de Genebra 2019
Carro Mundial do Ano 2019: Finalistas conhecidos
Italdesign DaVinci presta homenagem ao mestre

 

Partilhar