CaetanoBus fornece mais 30 autocarros elétricos à STCP

No âmbito da sua política de renovação de frota, a STCP adjudicou 30 autocarros elétricos de 12 metros à CaetanoBus e lançou um concurso internacional para o fornecimento de 50 unidades articuladas a gás natural ou biometano, com mais dez de opção.

A CaetanoBus ganhou um concurso público para o fornecimento de 30 autocarros elétricos à STCP - Sociedade de Transportes Colectivos do Porto. O valor do contrato é de 11,6 milhões de euros e inclui ainda a instalação de uma estação de carregamento constituída por 15 carregadores duplos na Estação de Recolha da Via Norte.

A infraestrutura de carregamento será instalada até 30 de janeiro de 2026, enquanto os autocarros elétricos de 12 metros com autonomia de até 300 quilómetros serão entregues, faseadamente, entre fevereiro e março do próximo ano.

Esta é a terceira adjudicação da STCP à CaetanoBus para o fornecimento de autocarros elétricos e constitui a segunda encomenda consecutiva para a mais recente geração do modelo e.City Gold, na sequência de um contrato de 20 unidades em 2024.

O e.City Gold oferece uma capacidade para 88 passageiros e pertence à nova geração de autocarros elétricos da CaetanoBus que foi desenvolvida em conjunto com os parceiros chineses da CRRC.

O e.City Gold vem equipado com baterias LFP da CATL, com uma capacidade de até 465 kWh, que foram projetadas para proporcionar uma elevada segurança, carregamentos rápidos e longa vida útil.

Os novos 30 autocarros elétricos vêm juntar-se aos 68 autocarros elétricos já em operação e aos 28 (20 standard e oito midis) que em breve reforçarão a frota da STCP. As novas viaturas virão substituir autocarros em fim de vida de acordo com o plano de frota em curso na empresa e permitirão a redução anual das emissões de dióxido de carbono.

Concurso para 50 autocarros articulados a gás natural

No âmbito do plano de renovação de frota em curso, a STCP vai investir 25,8 milhões de euros na aquisição de 50 autocarros articulados a gás natural ou biometano, tendo lançado um concurso público internacional. O caderno de encargos prevê uma opção para mais dez viaturas.

Segundo o operador de transportes coletivos da cidade do Porto, o investimento permitirá a substituição dos atuais 49 autocarros articulados (20 a gasóleo e 29 a gás natural comprimido).

Atualmente, a frota da STCP é constituída por 444 autocarros, dos quais 75% (332 veículos) utilizam gás natural comprimido (30% dos quais já abastecidos com biometano), 15% (68 veículos) são elétricos e 10% (44 veículos) diesel. 

Até 2027, a STCP quer eliminar por completo a operação com autocarros diesel e em 2028 ter uma frota composta por 60% de veículos a gás natural e 40% elétricos.