Publicidade

C5 Aircross híbrido com data de chegada confirmada

Texto: Nuno Fatela
Data: 25 de Maio, 2018

O novo SUV topo de gama do fabricante gaulês está confirmado como primeiro híbrido de Plug-In da marca. Agora foram dadas as conhecer as datas de  lançamento do C5 Aircross híbrido

A Citroën deu hoje a conhecer planos mais detalhados sobre o seu SUV topo de gama, o C5 Aircross. O maior destaque vai para o facto de ter sido confirmada para o final do próximo ano uma versão Plug-In, que terá a honra de inaugurar este tipo de motorizações na casa gaulesa. Mas, um ano antes da chegada da versão que deverá combinar o gasolina 1.6 Puretech com um motor elétrico, será lançado já no fim de 2018 o novo Citroën C5 Aircross com os tradicionais motores de combustão interna. Já nessa altura será possível comprovar as múltiplas capacidades de personalização deste SUV que estreou na China, pois está garantida a liberdade de escolha entre 30 combinações para o exterior, que partilha alguns traços estilísticos com irmão mais pequeno, o C3 Aircross.

A personalização é infindável no novo Citroën C5 Aircross, com 30 combinações de cores possíveis, baseadas nos 7 distintos tons da carroçaria, realçando-se o tejadilho bi-tom preto e três pacotes de cor. O teto panorâmico em vidro é de dimensões generosas (1120mm x 840), proporcionando um luminosidade assinalável para dentro do habitáculo. Refere a marca que o SUV totaliza 4500mm de comprimento, 1840mm de largura, uma altura de 1670mm, e a distância entre eixos fixa-se nos 2730mm. A oferta de tamanhos de jantes abrange as dimensões de 17 a 19”.

Para o habitáculo, a Citroën reforça os argumentos do SUV com um sistema de movimentação individualizado para os três bancos traseiros. Isto pode facilitar o acesso e aumentar o espaço para as pernas oferecido às pessoas que estão nos lugares posteriores ou dar primazia à capacidade da bagageira, que a marca afirma ser líder no segmento ao situar-se entre os 580l e os 720l. O caráter de personalização estende-se ao interior, com 5 configurações disponíveis.

Outra das apostas será no bem-estar a bordo, com a marca a implementar o programa Advanced Comfort para o Citroën C5 Aircross. Assim, tal como já aconteceu com o C4 Cactus, serão integrados os batentes da suspensão hidráulicos progressivos, uma das propostas para aumentar o conforto. Com esse objetivo em mente, estão também incluídos bancos específicos para esse efeito. Nas tecnologias de bordo, está confirmado o carregamento wireless de smartphones como parte da oferta de seis sistemas de conetividade. Complementa-se a oferta com o ecrã capacitivo de 8”, a função Mirror Screen, o sistema de navegação conetada 3D Citroën Connect Nav e ainda um serviço de chamada de emergência e de assistência e umum sistema de câmara integrada na zona inferior do espelho retrovisor interior.

Facilitar a vida ao condutor foi também uma preocupação, e como tal são prometidos 20 sistemas que vão ajudar em diversas tarefas, destacando-se a inclusão do nível 2 de condução autónoma através do assistente de condução em autoestrada. Tratando-se de um modelo do segmento SUV, a marca não se esqueceu de integrar alguns apoios para aventuras fora de estrada com o Citroën C5 Aircross. Para esses momentos de evasão está contemplado o Grip Control com ajuda em descidas mais íngremes. Faz também parte do catálogo de ajudas à condução o sistema de Ajuda ao Arranque em Subida, a iluminação estática nos cruzamentos e o Controlo de Estabilidade de atrelado. Enfoque ainda para a câmara de visão traseira, para o sistema Vision 360, que garante uma assistência de vídeo para todas as manobras a baixa velocidade, e ainda para o Park Assist, entre outros.

Em relação ao capítulo dos motores, a Citroën disponibiliza um leque com duas versões a gasolina e três versões a gasóleo. São elas, a gasolina, a PureTech 130 S&S CVM6 e a PureTech 180 S&S, esta associada à nova caixa automática EAT8. Já para a oferta Diesel, as versões são a blueHDI 130 S&S CVM6, a BlueHDI 130 S&S EAT8 e a BlueHDi 180 S&S EAT8.

A Citröen lançará o modelo no mercado europeu e também no resto do mundo no final do ano. O C5 Aircross híbrido chegará no final de 2019.


Nota: Artigo atualizado às 10:57 de 25/05/2018.