BYD Yangwang U9 é agora o carro elétrico mais rápido do mundo

O BYD Yangwang U9 Track Edition bateu o recorde de velocidade estabelecido para carros elétricos. O supercarro chinês conta com 3000 cv de potência e tecnologia de topo.

A BYD acaba de estabelecer um novo marco na indústria automóvel com o recém-revelado Yangwang U9 Track Edition, agora coroado como o carro elétrico mais rápido do mundo.

A derradeira versão do supercarro chinês da BYD alcançou uma velocidade máxima de 472,4 km/h, superando o Rimac Nevera (com 431,45 km/h) e o Aspark Owl (438,7 km/h).

Ressalva importante

Este feito coloca o modelo chinês a par com alguns dos automóveis a combustão mais rápidos do planeta, colocando em sentido empresas rainhas da velocidade como Bugatti, a Koenigsegg ou até a Hennessey.

No entanto, existe uma ressalva importante a ter em conta: o Yangwang U9 Track Edition atingiu os 472,4 km/h apenas numa direção.

Por norma, os recordes de velocidade oficiais são feitos com a média de velocidade entre duas passagens em direções opostas, para anular variáveis como o efeito do vento.

U9 em esteroides

A versão normal do Yangwang U9 já impressiona, com dois motores elétricos que debitam 1.305 cv e aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,36 segundos. Em novembro passado, registou 391,94 km/h, tornando-se o carro chinês mais rápido até então.

Contudo, é seguro dizer que o U9 Track Edition ultrapassa largamente essa marca, graças a quatro motores elétricos de 755 cv cada, totalizando 3.000 cv de potência e mais de 1.000 cv por tonelada (!).

Para acrescentar mais 80 km/h ao recorde anterior, a unidade utilizada também apresentou algumas alterações aerodinâmicas significativas, como a remoção da asa traseira fixa e a aplicação de fita nas junções da carroçaria, Tudo para reduzir o arrasto.

Além disso, segundo a BYD, o U9 Track Edition também contou com um novo sistema de vectorização de binário e pneus desenvolvidos especificamente pela Giti Tire, para lidar com a velocidade extrema.

Entregas do U9 “normal” já começaram

As entregas do Yangwang U9 começaram este mês na China, com 149 unidades já vendidas, assinalando um marco para um supercarro chinês.

O U9 normal custa o equivalente a 212 mil euros. Já o preço da versão Track Edition ainda não foi revelado.

Ainda assim, mesmo que este novo modelo duplicasse o valor, continuaria a ser mais acessível do que o Nevera R, por exemplo, cujo preço ronda os 2,3 milhões de euros e que está limitado a 40 unidades.