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Toque a reunir. BYD apela às marcas chinesas para “demolirem as velhas lendas”

Texto: Francisco Cruz
Data: 11 de Agosto, 2023

Apesar de a viver, hoje em dia, uma verdadeira guerra de preços no mercado interno, a BYD, atualmente o fabricante líder de vendas na China, apelou a uma união entre as marcas chinesas, com o objectivo de “demolir velhas lendas” do mercado global.

Numa altura em que celebra a produção do seu veículo cinco milhões, em menos de 30 anos de atividade, a chinesa ‘Build Your Dreams’, mais conhecida como BYD, decidiu, assim, lançar, numa altura em que são vários os construtores automóveis chineses a enveredar pela internacionalização, uma espécie de apelo patriótico. Defendendo, através do seu presidente, Wang Chuanfu, que “chegou o momento das marcas chinesas”.

Wang Chuanfu, CEO da BYD, lançou um toque a reunir dos fabricantes chineses, como forma de fazerem frente às marcas tradicionais do sector automóvel
Wang Chuanfu, CEO da BYD, lançou um toque a reunir dos fabricantes chineses, como forma de fazerem frente às marcas tradicionais do sector automóvel

Em declarações proferidas num evento próprio, mas em que exibia como pano de fundo os logótipos dos 12 maiores fabricantes chineses, Chuanfu garantiu, segundo noticia a Automotive News Europe, ser “uma necessidade emocional, para 1,4 mil milhões de chineses, verem uma marca chinesa tornar-se global”.

Naquilo que está ser, também, encarado, como um apelo à união entre as marcas chinesas e apesar de, no mercado interno, assistir-se a uma guerra encarniçada de preços entre os vários fabricantes, a BYD aproveitou para mostrar um vídeo em que enalteceu a fundação, não só do fabricante automóvel estatal FAW, em 1956, como também de vários rivais directos privados chineses. Como é o caso das startups Xpeng, NIO e Li Auto, nascidas já durante a última década.

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Neste mesmo vídeo, o narrador afirma ainda, que, “embora as nossas histórias sejam diferentes umas das outras, partilhamos a mesma direcção”. Acrescentando, numa clara referência aos mercados externos, que, aí, “não há distinções entre nós e vós”.

A terminar, o mesmo narrador da BYD deixa o apelo a todos os fabricantes chineses para que “destruam as velhas lendas e lutem por alcançar novas metas de âmbito mundial”, afirmando o slogan “Automóveis chineses”.

(Alguns) rivais elogiam

Entretanto, não demorou muito para que o vídeo se tornasse viral na rede social chinesa Weibo, levando, igualmente, a várias reacções da parte de construtores como a NIO, cujo CEO, William Li, reagiu afirmando “sinto orgulho na indústria automobilística da China” e que “devemos aprender com o sucesso da BYD”.

William Li, CEO da NIO, já reagiu afirmativamente ao apelo da rival BYD
William Li, CEO da NIO, já reagiu afirmativamente ao apelo da rival BYD

Já o CEO da Li Auto, Li Xiang, deixou “saudações à BYD” e prometeu que “vamos dar um sinal positivo a todos os participantes nesta nova era de energia!”.

Já no plano oposto, surgiu a reacção da também chinesa Great Wall, que defendeu que, pelo contrário, as marcas chinesas devem estar prontas para “abraçar a realidade da competição”. Até porque, afirmou o director de Tecnologia da Great Wall Motors, Wang Yuanli, através da sua conta na rede social Weibo, “se apenas falarmos sobre permanecer juntos, mas, depois, mantivermos a amargura nos nossos corações, o melhor será lutarmos primeiro”.