BYD ultrapassa Tesla em vendas de elétricos na Europa

O mercado europeu de elétricos está a crescer e tem novos protagonistas. A BYD tornou-se a líder do segmento, superando pela primeira vez a Tesla.

A BYD vendeu mais carros elétricos do que a Tesla na Europa pela primeira vez, de acordo com os dados divulgados pela JATO Dynamics.

Em abril de 2025, a BYD registou 7.231 veículos elétricos vendidos no continente, superando os 7.165 da Tesla, que durante vários anos foi a líder do segmento.

A ultrapassagem está a ser considerada um “momento decisivo” no mercado automóvel europeu, de acordo com Felipe Munoz, analista global da JATO Dynamics, especialmente tendo em conta que a fabricante automóvel chinesa só expandiu as operações europeias para além da Noruega e Países Baixos no final de 2022.

Procura por elétricos segue firme

Enquanto isso, a mobilidade elétrica na Europa parece não estar a abrandar: as vendas de novos elétricos a bateria aumentaram 28% em abril, em comparação ao período homólogo, com destaque para as marcas chinesas.

Mesmo apesar das tarifas impostas pela União Europeia sobre os veículos elétricos fabricados na China, os registos desses modelos subiram 59% no mesmo período.

Por outro lado, as empresas da Europa, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos registaram um crescimento mais modesto, de 26%.

A razão do abrandamento da Tesla

A empresa divulgou a sua primeira queda anual nas entregas em 2024 e iniciou 2025 com uma nova quebra de 13% no primeiro trimestre. Além disso, também tem enfrentado paragens na produção para a adaptação das fábricas ao novo Model Y.

No entanto, o abrandamento da empresa norte-americana está, sobretudo, associado a outros dois fatores. Além de uma linha de produtos considerada envelhecida, a Tesla tem enfrentado duras críticas e atos de vandalismo pelas posições políticas do seu CEO, Elon Musk.

Pelo outro lado, a BYD, com preços competitivos no segmento dos elétricos, tem-se posicionado como uma alternativa sólida e cada vez mais preferida pelos consumidores europeus.