BYD lança SUV elétrico Sealion 7 em Portugal

Sétimo modelo elétrico lançado pela BYD em Portugal e quarto da Ocean Series, o Sealion 7 é um SUV de segmento D que está disponível em dois níveis de equipamento, Comfort e Excellence AWD, que anunciam autonomias de 482 km e 502 km, respetivamente. Preços começam nos 47 990 euros.

A BYD Portugal iniciou o ano com o lançamento do Sealion 7, que é considerado como um dos modelos principais para a marcas em 2025. Trata-se de um SUV elétrico de segmento D, que se carateriza por apresentar um comprimento exterior 4,83 metros, uma largura de 1,93 metros e uma altura de 1,62 metros.

O Sealion 7 é apenas três centímetros mais longo do que o Seal, mas a principal diferença encontra-se na altura, porque a linha de tejadilho é 16 centímetros mais elevada.

O novo modelo da BYD adota a linguagem de design da Série Ocean, estreada nos modelos Dolphin e no Seal, tendo sido adaptada a uma carroçaria do tipo SUV. A dianteira incorpora a forma de X, transmitindo uma sensação de movimento para a frente.

Os faróis LED flutuantes Dual U e as curvas profundamente esculpidas que ecoam o movimento das ondas, a curva de coupé na traseira, o spoiler traseiro e os farolins em forma de gota de água são outros elementos específicos do design deste SUV elétrico.

A longa distância entre-eixos de 2,93 metros permite disponibilizar um espaço bastante generoso não só para os ocupantes, especialmente dos lugares traseiros, mas também para as bagagens, graças a um volume útil que varia entre os 520 litros e os 1789 litros, com o rebatimento dos assentos da segunda fila.

Bateria integrada na carroçaria

À semelhança de veículos de última geração da BYD, o Sealion 7 é baseado na arquitetura e-Platform 3.0, que foi concebida exclusivamente para veículos elétricos e incorpora a bateria em lâmina da marca (Blade Battery), a qual foi projetada para oferecer segurança, durabilidade e desempenho líderes na categoria.

A BYD reivindica que a bateria em lâmina LFP (lítio-fosfato-ferro) excede os requisitos do teste de penetração de pregos e pode suportar até cinco mil ciclos de carga, isto é, até 15 anos de carregamentos diários.

À semelhança do Seal, o Sealion 7 também beneficia da tecnologia Cell-to-Body (CTB), que integra a bateria em lâmina em toda a estrutura do veículo, com a parte superior a servir de piso do habitáculo. A estrutura de alumínio do CTB inspira-se num favo de mel de alta resistência para aumentar a segurança e rigidez torsional.

Motor elétrico chega às 23 000 rpm

O Sealion 7 vem equipado com um motor elétrico que atinge uma velocidade de rotação de 23 000 rpm, tornando-o no mais rápido do mundo de produção em série. Para poder funcionar a essas velocidades possui magnetos duplos em forma de V e uma taxa de enchimento de 92% com enrolamento da bobina com fio plano.

O motor elétrico desenvolve uma potência de 312 cv (230 kW) e um binário de 380 Nm permitindo à versão Comfort der tração traseira acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 215 km/h.

A versão Excellence AWD, com tração integral, dispõe de mais um motor de 217 cv (160 kW) no eixo dianteiro para assegurar uma potência combinada de 530 cv (390 kW) e um binário de 690 Nm. Nesta versão, a velocidade máxima continua a ser de 215 km/h, mas a aceleração dos 0 aos 100 km/h diminui para 4,5 segundos.

O BYD Sealion 7 é proposto em duas opções de bateria, associadas às duas versões. A Comfort recebe a unidade com capacidade de 82,5 kWh que possibilita uma autonomia de até 482 km. A variante topo de gama Excellence AWD conta com a unidade de 91,3 kWh que oferece um alcance de até 502 km.

Espaço não falta

Graças à longa distância entre-eixos e ao fundo plano da carroçaria, o Sealion 7 permite acomodar confortavelmente até cinco ocupantes. O interior foi foi concebido para proteger os ocupantes do ambiente à sua volta, com vidro laminado de camada dupla nas portas dianteiras – otimizado para isolamento acústico e térmico – e vidro escurecido de privacidade nas traseiras. 

O volante tem ajuste de quatro vias e o assento do condutor é regulável eletricamente em oito direções, além de oferecer suporte lombar ajustável em quatro vias. Os bancos dianteiros também dispõem de ventilação e aquecimento de série. Na traseira, as costas e o acolchoamento dos bancos foram otimizados, juntamente com o ângulo das costas do banco, para minimizar a fadiga em viagens longas.

O painel de bordo inclui um quadro de instrumentos digital de 10,25” e um ecrã tátil de 15,6”, que pode girar entre a orientação de retrato e paisagem. Este painel já conta com o software mais recente da BYD que inclui uma interface ma renderização 3D completa do carro.

A compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto é de série, mas o Head-UP Display só está disponível na versão Excellence AWD. O sistema de audio com 12 colunas foi desenvolvido em conjunto com o especialista dinamarquês Dynaudio.

O BYD Sealion 7 conta com os mais recentes sistemas de assistência à segurança, incluindo o DiPilot 10, que integra uma combinação de sensores de radar e um sistema de vídeo multifuncional para ajudar a fornecer assistência inteligente ao condutor, como o Adaptive Cruise Control e o Traffic Jam Assist, que operam de forma mais natural.

Dois níveis de equipamento

O novo SUV elétrico da BYD está disponível no mercado nacional em, dois níveis de equipamento. A versão de entrada Comfort, proposta a partir de 47 990 euros, conta jantes de 19”, bancos dianteiros aquecidos e ventilados, assentos traseiros aquecidos, entrada e arranque sem chave, controlo de temperatura bi-zona, ecrã giratório touchscreen da BYD com 15,6 polegadas, painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, carregamento de smartphone sem fios, duas portas USB para passageiros dianteiros e traseiros e tecnologia Vehicle-to-Load (V2L) que permite alimentar itens domésticos (até 3,3 kW).

A versão Excellence AWD, disponível a partir de 56 490 euros, distingue-se pelas jantes de 20”, pelos os interiores com couro Nappa, head-up display e naturalmente os dois motores elétricos.