BYD ETP3. Superar as expetativas

Furgão elétrico compacto da BYD, o ETP3 consegue superar as expetativas em termos qualidade de materiais, equipamento e preço. Sofisticação tecnológica é aspeto a melhorar. A autonomia real de 250 quilómetros é mais que suficiente para a maioria das operações de distribuição urbana ou última milha.

Furgão elétrico compacto da BYD, o ETP3 consegue superar as expetativas em termos qualidade de materiais, equipamento e preço. Sofisticação tecnológica é aspeto a melhorar. A autonomia real de 250 quilómetros é mais que suficiente para a maioria das operações de distribuição urbana ou última milha.

Presente até muito recentemente apenas no mercado dos ligeiros de passageiros elétricos, a BYD Portugal decidiu estender também a sua oferta aos comerciais elétricos, começando pelo BYD ETP3, um furgão de dimensões com comprimento exterior de 4,46 metros, uma largura de 1,72 metros e uma altura de 1,88 metros.

Como principais concorrentes estão modelos de referência e tradição no segmento que agora têm opções elétricas como o Citroën ë-Berlingo, Fiat e-Dobló,  Mercedes-Benz eCitan, Nissan Townstar EV, Opel Combo Electric, Peugeot E-Partner, Renault Kangoo E-Tech, Toyota Proace City Electric. A própria BYD Portugal aponta como principal rival o Peugeot E-Partner, líder do segmento.

O acesso ao compartimento de carga é assegurado por duas portas laterais, que são de série, e por um portão basculante com óculo. A combinação de um comprimento interno de 1,9 metros, uma largura de 1,2 metros e uma altura de 1,2 metros permite a disponibilização de um volume útil de 3,5 m3. O piso tem revestimento antiderrapante em liga de alumínio e a capacidade de carga de 805 quilos.

Lotação para dois ocupantes

A área de carga encontra-se separada da zona de condução através de uma divisória metálica com óculo. Como o ETP3 tem uma largura exterior mais reduzida, isso significa que o habitáculo só está preparado para receber dois assentos num segmento dominado por veículos de três lugares.

A parte superior da consola central acomoda um ecrã tátil, mas que não oferece muitas funcionalidades, à exceção da ligação Bluetooth a smartphone, da sintonização das estações de rádio ou acesso às imagens da câmara traseira.

O nível de sofisticação tecnológico ainda está aquém dos concorrentes europeus, mas será uma questão de tempo porque os chineses aprendem depressa.

A consola central possui entradas para cartões microSD e USB-A, assim como comandos físicos para o sistema de ar condicionado. A dotação de série inclui sistema de arranque sem chave e travão de estacionamento elétrico, cujos comandos se encontram próximos do seletor dos programas de condução no centro da consola central.

Mas por outro lado permite disponibilizar um espaço generoso para os ocupantes, que vão bem instalados em bancos com pele sintética e aquecimento. Os materiais utilizados no painel de bordo surpreendem pela qualidade e consistência, apresentando um aspeto muito semelhante à esmagadora maioria dos concorrentes europeus.

Fraca regeneração

O posto de condução é relativamente elevado, mas as possibilidades de regulação do banco e da coluna da direção permitem encontrar com facilidade a melhor posição atrás do volante. O BYD ETP3 vem equipado com um motor elétrico que desenvolve uma potência de 100 kW (136 cv) e um binário de 180 Nm.

Como o veículo pesa em vazio 1640 quilos, as prestações são apenas as suficientes para uma utilização urbana, como indica a aceleração dos 0 aos 100 km/h num modestos 13 segundos. A velocidade máxima, por seu lado, está mesmo limitada a 100 km/h.

O motor elétrico é alimentado por uma bateria Blade de LFP com capacidade de 44,9 kWh. No início do ensaio, o computador de bordo indicava uma autonomia 280 km, mas no final esta ficou ligeiramente acima dos 250 quilómetros.

O consumo de energia registado foi de 17,8 kWh/100 km, o que se traduz num custo de 6,74 euros em carregamento na rede pública ou 3,56 euros se for doméstico, segundo dados da UVE.

Carrega numa hora

O BYD ETP3 está preparado para aceitar carregamentos em corrente contínua com potência até 50 kW, demorando cerca de 30 minutos a recuperar até 50% da capacidade de carga e cerca de uma hora para uma carga completa.

Para corrente alterna, este furgão elétrico está equipado com um carregador de bordo de 7 kW, permitindo à bateria voltar ao nível máximo de carga em pouco mais de cinco horas. 

O BYD ETP3 só tem um programa de condução e dispõe de um sistema de regeneração de energia que poderia ser bastante mais eficiente, já que só consegue ganhar um ou dois quilómetros de autonomia em fortes desacelerações em descidas.

O sistema de suspensão, por seu lado, é independente à frente e de molas atrás, o que significa, que em vazio, o eixo traseiro tenha tendência para ser algo saltitante, penalizando o conforto. 

VEREDICTO

A relação preço-equipamento é um dos argumentos do primeiro furgão da BYD comercializado em Portugal, já que o ETP3 está disponível por 33 087 euros, valor que deverá “sensibilizar” as empresas mais sensíveis ao custo de investimento inicial.
Para quem tem de fazer troços de autoestrada, este modelo foi homologado com Classe 1, mas com identificador Via Verde. Os 250 quilómetros de autonomia registados durante o ensaio são mais do que suficientes para a maioria das operações de distribuição urbana ou de última milha. 

FICHA TÉCNICA

BYD ETP3

PREÇO  33 087€

MOTOR Elétrico (1)

POTÊNCIA 100 kW (136 CV)

BINÁRIO 180 NM

TRANSMISSÃO Dianteira; Auto, 1 vel.

COMP./LARG./ALT. 4,46/1,72/1,88 M

DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS 2,73 M

PESO BRUTO 2420 KG

TARA 1640 KG

CARGA ÚTIL 780 KG

VOLUME ÚTIL 3,5M3

ACEL 0 - 100 KM 13,0 S

VEL. MAX 100 KM/H

CONSUMO WLTP ND (17,8*) kW/100 km

EMISSÕES 0 G/KM

CAPACIDADE BATERIA 44,9 KWH

AUTONOMIA 280 KM (250 km*)

TEMPO DE CARGA 5H06M (7 KW) 30M - 0% A 50% (11 KW) 

IUC 0 €

* Medições Turbo

GOSTÁMOS

NÃO GOSTÁMOS

Preço
Duas portas laterais
Suspensão traseira

Dois lugares
Sistema regeneração
Suspensão traseira