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Também para a Europa? BYD Han evolui no que é importante

Texto: Francisco Cruz
Data: 11 de Setembro, 2024

Berlina 100% elétrica já disponível em Portugal, o BYD Han acaba de receber a sua mais recente atualização, centrada na segurança, comportamento e trem de força. Para já, disponível apenas na China, embora e certamente, com garantia de chegada também à Europa.

Em comercialização desde 2020 e com apenas uma só renovação, apresentada em 2022, ao longo do percurso, a berlina maior da BYD recebe agora a sua segunda atualização. A qual, mais do que pormenores estilísticos ou visuais, regista importantes melhoramentos naqueles que são os aspectos verdadeiramente fundamentais.

Assim e para começar, melhoramentos importantes na segurança, nomeadamente, com a montagem de um sistema LiDAR no tejadilho. Solução que vem reforçar os argumentos do Han em termos de segurança ativa e passiva, assim como no capítulo da condução autónoma, graças à integração no conhecido pacote tecnológico BYD DiPilot 300, que assim passa a contar com um total de 31 sensores.

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A gerir toda esta informação, um sistema de Inteligência Artificial que tem na base um chip Nvidia Orin-X.

Também alvo de revisão, foi o chassis do Han, que passou a integrar uma nova suspensão traseira de cinco pontos, mais um sistema electrónico de amortecimento variável, para maior conforto.

Com ecrã central aumentado

Já no interior, um novo ecrã central táctil de 15,6” para o sistema de infoentretenimento, com uma resolução mais elevada, enquanto os estofos em couro Nappa surgem agora combinados com detalhes em alumínio e madeira verdadeiros, ajudando, assim, a criar um ambiente mais premium.

Ao mesmo tempo, passa a ser também possível incluir a função de massagem nos bancos dianteiros, assim como o aquecimento e ventilação, além da regulação em 10 pontos. Tudo isto, num ambiente que conta a qualidade de som de um sistema Dynaudio de 12 colunas e 775W.

Han DM-i com autonomia elétrica de 125 km

Quanto às motorizações, novidades, tanto na solução 100% elétrica, como no híbrido plug-in (DM-i), este último, graças à introdução da quinta e última geração do sistema, a combinar um 1.5 turbo a gasolina com um só motor elétrico, o qual passa a oferecer uma potência combinada de 442 cv, capaz de assegurar acelerações dos 0 aos 100 km/h em 6,9s.

Depois e graças à presença de uma bateria de capacidade não divulgada, a promessa de uma autonomia exclusivamente elétrica que pode chegar aos 125 km, ajudando a elevar para 1.350 km a autonomia total.

Versão elétrica com bateria de 800V

Já no caso específico do Han EV, destaque para a introdução de uma nova bateria BYD Blade de 800V, em substituição da anterior de 400V, e que vem permitir carregamentos DC mais rápidos, capaz, inclusivamente e segundo a marca chinesa, de repor até 160 km de autonomia, com apenas 10 minutos de ligação à corrente.

Desta forma e embora dependendo sempre da versão escolhida, o Han passa a poder cumprir autonomias que variam entre os 506 e os 701 km.

Ainda em termos de trem de força, o novo Han EV consegue oferecer, também consoante a versão, mas sempre com um só motor elétrico, 203, 228 ou 245 cv de potência, valores que, algo estranhamente, parecem não influenciar a capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h do modelo. Que é sempre de 7,9s.

Já disponível… e mais barato

A terminar, dizer apenas que o novo BYD Han já está disponível para encomenda no mercado chinês, onde apresenta também a curiosidade de se ter tornado mais barato do que até aqui. Mais precisamente, cerca de 500 euros…