Bugatti monitoriza o Chiron em qualquer lugar
Texto: Miguel Policarpo
Data: 18 de Abril, 2018
Os proprietários de um Chiron ficarão descansados por saber que a Bugatti monitoriza o seu automóvel 24 horas por dia em qualquer lugar. Este controlo é possível graças ao uso da telemetria.
Um automóvel ao alcance de muito poucos tem de oferecer “algo mais” e é precisamente o caso do Bugatti Chiron. Este carro exclusivo tem um serviço de conciérge ao níve de “hotéis de luxo” graças ao uso da telemetria. Significa que durante 24 horas por dia o fabricante francês monitoriza o modelo, estando pronto para intervir em caso de necessidade. Um técnico inclusivamente pode viajar até ao veículo para solucionar problemas.
2016 – O Bugatti Chiron foi apresentado no último ano, durante o Salão de Genebra, e a comercialização teve início no outono
2,5 – Milhões de euros, acrescidos de impostos, que custa cada exemplar
500 – Apenas cinco centenas de unidades do Chiron serão produzidas, mas é melhor despachar-se pois a marca francesa já vendeu metade…
16 – Número de cilindros do motor W16 com 8 litros de capacidade
32 – injetores (dois por cada cilindro) e quatro turbos ajudam a “compor” o propulsor do novo Bugatti
1500 – Cavalos de potência extraída deste motor
1600 – Newton-Metro de binário que o motor debita entre as 2000 e as 6000RPM
1200 – Amperes de eletricidade que o motor deste Bugatti consegue gerar
187,5 – CV por litro, a que se juntam os 200Nm por cada litro de capacidade do motor
2,5 – Antes de passarem 2,5 segundos já o Chiron superou a fasquia dos 100km/h
6,5 – Igualmente impressionante é o facto de precisar de apenas seis segundos e meio para atingir os 200km/h
13,6 – Os segundos que o Bugatti Chiron demora a chegar aos 300km/h
420 – km/h de velocidade máxima que o Chiron ostenta
17,7 – O registo máximo do superdesportivo situa-se quase 18km/h acima da velocidade de descolagem do Concorde
7 – O Chiron conta com uma caixa automática DSG de sete velocidades
638kg – Peso combinado do motor e da transmissão do Chiron
8 – Horas que passam, tanto o motor como a transmissão, no banco de testes
516 – g/km de CO2 emitidas, o que demonstra que este não é carro indicado para os que estão preocupados com o ambiente
9 – Minutos que o Chiron demora a esvaziar o depósito de 100 litros de combustível quando segue à velocidade máxima
9 – Meses que demora a produzir cada exemplar em Molsheim, sede da Bugatti
70 – Unidades do modelo que a marca espera produzir ainda este ano
1800 – Peças que compõem este superdesportivo
100% - Toda a carroçaria do Chiron é feita com recurso à fibra de carbono
20 – Funcionários que ficam responsáveis pela montagem do modelo
1 – Semana que demora a montagem do chassis
34 – gramas que pesa cada um dos 14 parafusos em titânio que unem a carroçaria à traseira
3 – Semanas que demora o processo de pintura, onde são aplicadas 8 camadas de tinta
30 – Protótipos utilizados durante a fase de desenvolvimento deste modelo
500000 – Quilómetros percorridos durante os testes à mais recente novidade do fabricante de Molsheim
23 - Número de cores disponíveis para o exterior, a que se juntam oito tonalidades de fibra de carbono
31 - Este é o número de cores disponíveis para os couros do habitáculo, e ainda se pode optar entre 30 tons nas costuras, 18 para os tapetes e 11 dos cintos de segurança
2 – Produtos já criados com inspiração no Bugatti Chiron, um barco e uma bicicleta
5 – kg que pesa a bicicleta da Bugatti, fabricada em 95% com recurso à fibra de carbono
64 – O Chiron é certamente a cereja no topo do bolo mas 64 é o número de carros que tem na garagem, em média, cada proprietário do novo superdesportivo gaulês, de acordo com os dados da britânica Autocar.
3 – Helicópteros, igual número de aviões a jato e um iate são outros meios comuns a cada pessoa que adquiriu o Chiron, informa a mesma publicação inglesa.
2500 - Quilómetros que devem ser percorridos anualmente, em média, por cada proprietário do Chiron
São sem dúvida impressionantes todos os registos que envolvem o Bugatti Chiron. Não perca a análise e experiência de condução deste exemplar na próxima edição da Revista Turbo.
Os números do Bugatti Chiron
A Bugatti utiliza a telemetria há já uns anos com o Veyron, mas este sistema incorporado no Chiron está mais avançado, controlando até 10,000 parâmetros em tempo real. Diz a marca que é possível saber que um cliente tem um furo no pneu mesmo antes de o mesmo se aperceber. Despoletada a ocorrência, a Bugatti entra em contacto com o proprietário do Chiron e, se for necessário, envia um dos três “Flying Doctors”. Tratam-se de técnicos especializados que estão preparados para ir de encontro ao automóvel caso seja necessário resolver um problema. Estes profissionais estão presentes em diferentes regiões – na Europa/Rússia, na do Médio Oriente/Ásia e na da América do Norte.
Se o cliente quiser que a malta da marca com sede em Molsheim, em França, deixe de monitorizar o Chiron – até por questões de privacidade – pode sempre pedir o sistema seja desligado. A caixa de alumínio que se encontra no automóvel deixa de enviar os dados.
Por 2,4 milhões de euros antes de impostos, o Bugatti Chiron tem de ter um serviço à altura da sua qualidade…