Publicidade

Bugatti bate recorde mundial de velocidade – c/ vídeo

Texto: Nuno Fatela
Data: 2 de Setembro, 2019

A marca cumpriu um objetivo antigo, ser o primeiro fabricante a superar as 300 milhas por hora, equivalentes a 480 km/h. E a Bugatti foi um pouco mais além, atingindo os 490 km/h – novo recorde mundial de velocidade.

Os últimos anos não foram fáceis para a Bugatti. Habituada a ser o pináculo da velocidade e performances desde que lançou o Veyron, foi envergonhada pela Koenigsegg, que a superou com o Agera RS em diversas marcas. Agora chega a resposta dos franceses. A Bugatti anunciou ter alcançado um novo recorde mundial de velocidade. E colocou a fasquia bem elevada, pois atingiu os 490 km/h!

A Bugatti já lançou o vídeo oficial que comprova o seu novo recorde mundial de velocidade

Este registo foi obtido no dia 2 de agosto, no traçado de Ehra-Lessien, pertencente ao Grupo VW (que a Bugatti integra). Antes de se fazer à pista, a marca contou com a colaboração da Dallara para fazer otimizações aerodinâmicas e melhorar os equipamentos de segurança. Depois foi preciso também verificar no banco de testes o comportamento do motor W16 8.0 de 1500cv, e a forma como ele trabalhava com a caixa e chassis.

A marca destacou ainda o contributo dos pneus Michelin, com a banda de rodagem capaz de suportar forças de 5300G. Algo bem essencial. Afinal, para atingir os 490 km/h, foi preciso que os pneus estivessem capazes de rodar 4100 vezes por minuto!

Foi com estas otimizações que o Bugatti Chiron se fez à pista, com Andy Wallace ao volante. Depois, partindo dos 200km/h, “bastaram” 70 segundos com o acelerador a fundo. O resultado fica à vista! O superdesportivo francês chegou aos 490 km/h, obtendo um novo recorde mundial de velocidade. Que significa também ter conseguido cumprir 136 metros em apenas um segundo. Confira no vídeo…

Veja também:

Guiámos o Bugatti Chiron. Sim, o dos 1500 cavalos!

9 MESES DE GESTAÇÃO – A Fábrica do Bugatti Chiron

Os números do Bugatti Chiron

Bugatti Chiron Sport 110 Ans arranca celebrações da marca

Bugatti Chiron Divo: menos velocidade e mais rapidez

Koenigsegg contrata designer do Bugatti Chiron