Mobieco

Publicidade

Cervejas Budweiser distribuídas por frota ecológica da BYD e da Nikola

Texto: Carlos Moura
Data: 9 de Março, 2022

A Anheuser-Busch, produtora das cervejas Budweiser, a BYD e a Nikola estabeleceram uma parceria para a implementação de uma frota ecológica para distribuição de bebidas. 

A Anheuser-Busch, produtora da famosa marca de cerveja norte-americana Budweiser, iniciou um projeto que prevê a implementação de uma primeira frota de distribuição com zero emissões nos Estados Unidos, contando com a colaboração de parceiros como a Nikola Corporation e a BYD Motors. 

A operação de distribuição com emissões zero tem início na fábrica de cerveja da Anheuser-Busch localizada em Van Nuys, na Califórnia, e como destino os bares e retalhistas em Los Angeles. Neste serviço é utilizado um camião Nikola Tre com extensor de autonomia a pilha de combustível que recolhe a carga na fábrica e depois a descarrega no centro de distribuição da Anheuser-Busch AB One em Carson, também na Califórnia. A partir um camião elétrico a bateria BYD 8TT efetua a entrega aos bares e aos retalhistas.

“Na Anheuser-Busch procuramos ser líderes na nossa indústria, entregando os nossos produtos da forma mais eficiente possível, incluindo o investimento em avançada tecnologia dos nossos parceiros logísticos”, afirma John Rogers, diretor de sustentabilidade e compras da Anheuser-Busch.

“Com esta distribuição de cerveja com emissões zero, a Anheuser-Busch demonstra que é possível investir em soluções inovadoras para ajudar a proteger o ambiente”, acrescentou Laura Friedman, presidente do comité de transportes da Califórnia.

Esta iniciativa também assinalou o reforço das parcerias com a Nikola e a BYD na Califórnia ao abrigo da estratégia da Anheuser-Busch para redução das emissões de dióxido de carbono nos Estados Unidos até 25% em 2025.

Acordo com Nikola

Em 2018, estabeleceu um acordo com a Nikola para aquisição de camiões elétricos a hidrogénio para ajudar ma transição de toda a sua frota de longo curso para veículos de emissões zero. Já este ano, as empresas iniciaram um projeto-piloto com dois camiões Nikola Tre FCEV numa operação diária na rede de distribuição da cervejeira do sul da Califórnia.

LEIA TAMBÉM
BYD implementa estratégia de expansão europeia

Esta iniciativa constitui um importante passo para ambas as empresas para melhorar as especificações e as caraterísticas dos veículos da Nikola e demonstrar a viabilidade da tecnologia da célula de combustíveis em camiões, assim como a rede de abastecimento de hidrogénio.

Na sua cadeia de distribuição, a Anheuser-Busch também irá contar com mais 20 camiões elétricos a bateria da BYD na sua frota da Califórnia. A cervejeira opera atualmente 25 camiões BYD em quatro centros de distribuição da Califórnia, incluindo 21 introduzidos em 2020 ao abrigo do projeto de distribuição de bebidas com emissões zero ou quase zero. Este é um programa do estado da Califórnia para redução das emissões de gases de estufa, fortalecimento da economia, melhoria da saúde pública e do ambiente.