Materiais como chumbo, mercúrio, cádmio e crómio têm vindo a ser classificados como perigosos pela União Europeia. Mesmo assim ainda são autorizados no sector automóvel ao abrigo de exceções que não se aplicam a outros bens de consumo. Agora, um outro material poderá ser sujeito a uma proibição total nos automóveis europeus: a fibra de carbono.
Segundo notícias recentes, o Parlamento Europeu conclui a revisão da proposta da Diretiva dos Veículos Em Fim de Vida, que regula o abate e reciclagem de veículos. Esta alteração tem o objetivo de tornar mais “amiga” do ambiente o processo de abate das viaturas. Nesse documento, a fibra de carbono é classificada como um material perigoso.
A fibra de carbono é utilizada extensivamente na indústria aeronáutica e noutras aplicações como a produção de pás de eólicas ou nos automóveis porque é mais resistente do que o aço e mais leve do que o alumínio. Apesar do custo mais elevado e do seu fabrico ser mais difícil, apresenta vantagens que são superiores aos inconvenientes.