Publicidade

Brexit é o ‘convidado indesejado’ do Salão de Frankfurt

Texto: João Monteiro de Matos
Data: 11 de Setembro, 2019

Apesar de não ser um automóvel, o Brexit é um dos convidados mais falado e também “indesejado” do Salão Automóvel de Frankfurt que decorre esta semana na Alemanha.

Quando escutados, os construtores presentes no evento são unânimes sobre o processo de saída da Grã-Bretanha do seio da União Europeia.

“O clima de incerteza prejudica a indústria e uma saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo seria desastrosa”, é uma das frases mais ouvidas no pavilhão alemão entre os líderes das construtoras de automóveis

Mas não é tudo.

“É uma ameaça, porque o Reino Unido é para nós um grande mercado. É de esperar alguma agitação com esta situação, que esperamos que possa ser evitada”, declarou Herbert Diess, presidente-executivo da Volkswagen.

Já Pieter Nota, membro do conselho de administração da BMW vai no mesmo sentido do seu contemporâneo.

“Apelamos aos políticos para acabarem com esta incerteza. O grupo BMW está comprometido com o Reino Unido, mas também precisa de apoio dos políticos para acabarem com a incerteza, permitindo que continuemos a produção dos nossos veículos no Reino Unido”, declarou sem adiantar mais detalhes.

Na abertura do Salão, também o presidente da Associação de Construtores Europeus de Automóveis, o português Carlos Tavares, que dirige o Grupo PSA (Peugeot/Citroen), afirmou que “é preciso evitar a todo o custo um Brexit sem acordo […] que prejudicaria comunidades e empresas”.