Mobieco

Publicidade

Braga. Frota dos TUB reforçada com sete autocarros elétricos

Texto: Carlos Moura
Data: 5 de Julho, 2020

A cidade de Braga vai ter ao serviço mais sete autocarros elétricos, que representaram um investimento de 3,2 milhões de euros. Os novos veículos dos TUB foram produzidos em Portugal pela CaetanoBus.

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) reforçaram a sua frota com sete novos autocarros elétricos, fornecidos pela CaetanoBus. O operador de transportes públicos da cidade dos Arcebispos passou a contar com 13 autocarros com propulsão elétrica.

Os novos sete autocarros Caetano e.City Gold representaram um investimento de 3,2 milhões de euros e integram uma candidatura aprovada ao abrigo do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos 2020 (POSEUR), com vista à renovação da frota de veículos de transporte público coletivo.

Além destes sete autocarros elétricos, a candidatura ao POSEUR prevê ainda a aquisição de mais 25 autocarros movidos a gás natural comprimido (GNC). Braga, recorde-se, foi uma das primeiras cidades portuguesas a introduzir autocarros a gás natural na sua frota de transportes públicos.

Quanto aos autocarros elétricos de nova geração, os primeiros seis veículos foram introduzidos em finais de 2018. De acordo com Teotónio dos Santos, administrador dos TUB, a operação destas viaturas permitiu uma redução do consumo energético em 75% nos últimos dois anos.

Frota dos TUB de Braga reforçada com sete autocarros Caetano e.City Gold
Frota dos TUB de Braga reforçada com sete autocarros Caetano e.City Gold

O responsável dos TUB adianta que isto se traduziu numa diminuição superior a cem mil euros em custos de energia, o que representa uma poupança de 68%.

Redução de 347 toneladas de CO2

Em termos de impacto ambiental, a operação dos primeiros seis autocarros elétricos, também fornecidos pela CaetanoBus, permitiu evitar a emissão de 347 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera.

Os sete novos autocarros Caetano e.City Gold vão estar ao serviço nas linhas 74 (Camélias – Hospital) e Hotel Lamaçães – E.Leclerc), que transportaram quase 1,5 milhões de passageiros no ano passado.

LEIA TAMBÉM
SMTUC. Coimbra vai comprar mais cinco autocarros elétricos à BYD

Na cerimónia de apresentação das novas viaturas pesadas elétricas de passageiros, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, não hesitou em afirmar que os TUB “são uma referência nacional na operação elétrica de autocarros de transporte público de passageiros”.

O autarca sublinhou que os TUB são “um exemplo de crescimento contínuo e sustentado” nos últimos seis anos. “Esta empresa tem feito um percurso verdadeiramente notável no setor que se traduz, ano após ano, no aumento de passageiros e de receita”, afirmou.

Ricardo Rio acrescentou que os custos de operação e manutenção têm sido reduzidos. Além disso, os TUB têm conseguido melhorar o seu desempenho e o cumprimento das obrigações “sem que, para isso, seja necessário penalizar os utilizadores com aumentos de tarifários”, esclareceu o presidente da Câmara Municipal de Braga.