Elemento importante deste eixo, a borracha de cardã é estrela no novo retrato aos produtos da Diesel Technic
A Diesel Technic, no seu esforço de apresentar todos os detalhes técnicos dos seus produtos, lança frequentemente Product Portraits onde revela as características de vários componentes. A nova estrela desta série são as borrachas de cardã. Este é um elemento essencial para reduzir as vibrações do rolamento central, que estabiliza o eixo cardã. Fique agora a saber mais sobre esta borracha de cardã com os conselhos dos especialistas da DT:
O que é e para que serve a borracha de cardã?
O eixo cardã possui juntas universais e transmite a força motriz da caixa de velocidades para o diferencial ou para as rodas. Através das juntas universais, os movimentos rotativos podem ser desviados em diferentes direções, de forma que a caixa de velocidades e o eixo sejam móveis, e não conectados um ao outro de forma rígida e sem suspensão.
Para evitar que o eixo se curve ao longo de seu comprimento, instala-se um rolamento central para estabilizar o eixo cardan. O rolamento central é um rolamento de rolos esféricos, geralmente embutido em borracha para amortecer as vibrações, através do qual o eixo é inserido.
Dicas Diesel Technic
- As instruções de posição do fabricante devem ser observadas durante a desmontagem, caso contrário pode ocorrer desbalanceamento durante a instalação subsequente.
- Antes da instalação, todas as peças devem ser limpas de resíduos de corrosão, poeira e sujeira. As juntas devem ser untadas com graxa. Deve-se fazer um teste funcional após a instalação